quinta-feira, 25 de julho de 2024

Juliana Saueia e Além da Curva

Juliana Saueia, ou Ju para os amigos, é uma escritora e atriz, que tem uma bagagem emocional gigantesca.
Juliana Saueia, divide sua morada entre - como ela mesmo disse - Santa Isabel e o Mundo da Lua. Bacharel em Direito por obrigações sociais, formou-se, também, em Teatro, para transbordar o coração. Em 2016, após a morte de seu pai criou o blog Além da Curva, quando descobriu na escrita e nas viagens que fazia sozinha uma forma de se sentir viva. Ali, encontrou a força de ser vulnerável e compartilhar suas histórias sem filtros para as outras pessoas, além de encorajar outras mulheres a terem suas jornadas com a própria companhia. Em 2022 lançou seu primeiro livro "Além da Curva - Foram muitas mortes até encontrar a Vida" onde expõe ao leitor os sentimentos que perduraram durante seus inúmeros processos de luto, quando, aos 19 anos sofreu um acidente de carro com sua mãe, avó e irmão, levando os três a óbito de forma tão trágica.
A leitura realmente se desenrola, quatro anos depois, de perder seu pai e ficar responsável por sua irmã de 13 anos. O luto, a depressão e a solidão estão escancarados no livro, para mostrar a naturalidade do sentir, expondo que para haver um caminho de cura, precisa antes haver o acolhimento. Seu em primeiro lugar, para depois encontrar as outras pessoas.
Eu vou comentar como me senti ao ler esse livro. Devo explicar qual era o contexto de quando li esse livro: ainda a pandemia de Covid-19 era bem forte e ia com minha mãe para fora da cidade, que ela fazia exames por lá. Íamos constantemente para Mogi da Cruzes, em 2021, devido a cidade de Santa Isabel não ter os aparelhos necessários para isso. Mesmo possuindo um prefeito formado em medicina, não temos avanços, para coisas assim, até 2024. Mas enfim...
Enquanto ia com ela, de ônibus várias vezes para os locais de exame. E enquanto íamos e voltávamos, e eu esperava por minha mãe, eu lia. Então, imagine alguém que estava esperando por sua mãe, numa época de pandemia mundial, que iria fazer uma cirurgia meses depois, lê um livro tão forte... Cara, esteja preparado...
É um livro tenso. Que mesmo você conhecendo a autora e sua história, os pormenores te deixam feliz, assustado e ansioso para saber os resultados de toda essa trajetória. A escrita é boa e te coloca a par dos acontecimentos, mesmo que já conheça os envolvidos de um modo único. Eu trabalhei com a Mônica, mãe da Ju e tive a oportunidade te conhecer seu pai também, seu Walney. Se eu, que conheci a ambos pouco tempo, revivi a dor da perda deles, que foi chocante demais pra mim, imagine para quem colocou isso em uma escrita.
Lembrando que a Ju, foi uma das três artistas que chamei para darem entrevistas aos alunos do Colégio Artur Ferreira, o Conchinha. Entre elas, além dela, Franciéle Silva e Miriam Cristina. Gostaria te fazer mais isso. De qualquer forma, eu recomendo, nesse dia do escritor, essa leitura.
O livro foi publicado pela UICLAP, mas há outras fontes para comprar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário