segunda-feira, 3 de julho de 2023

Cidade não terá artistas locais em 2023

No dia 7 de Julho de 2023, é o começo da festa de 190 anos de Santa Isabel. Com grandes shows, prefeitura promete um rodeio que deve entrar para a história. Estrutura da festa começou a ser montada nesta semana e deve mudar a rotina dos moradores.
Até aí, nada demais. Afinal, todos os anos (antes e depois da pandemia de Covid-19) isso era comum. Com uma exceção: não terá artistas locais.
Para começo de conversa, a assessoria de imprensa não respondeu aos questionamentos do Jornal Impresso Brasil, sobre os gastos do evento. E Chinchilla, o prefeito, não teria divulgado o custo financeiro para a realização da festa de aniversário.
Segundo consta, a festa contará com quatro dias de festa com artistas sertanejos renomados que cobram cachês artísticos altíssimos, pagos com o dinheiro dos impostos dos contribuintes isabelenses.
E com a incompetência da assessoria de imprensa (não são minhas palavras, mas do Jornal Impresso Brasil), a equipe do impresso fez o levantamento sobre os valores que serão gastos.
Pela apuração do jornal, o gasto será que quase R$ 1 milhão na contratação de artistas, isso sem contar o valor da estrutura, segurança e de funcionários que vão atuar nos dias da festa.
O prefeito ainda ignora os artistas da cidade, que desta vez não terão espaço nas aberturas. Também não haverá atividades descentralizadas nos bairros das cidades.
"É valido que a cidade tem que comemorar o seu aniversário, mas pagar os shows com dinheiro público já é demais. Poderia ter parceria com a iniciativa privada, como o prefeito de Itaquá, o delegado Eduardo Borges fez para a realização do Rodeio Fest 2023, que será realizado este ano e tem custo zero para o município, que oferecerá a segurança local", disse ao jornal, Marli Gomes de Sousa, de 56 anos.
"Com a parceria de empresas que poderiam gerenciar o evento, o custo seria zero e esses valores poderiam ser investidos na compra de medicamentos ou melhorias nas unidades escolares", sugeriu Maria da Paz, de 65 anos.
E podemos ver isso do nosso lado. O Parque do Pau D’alho, em Guararema, recebeu o 1º Festival de Jazz & Blues no feriado prolongado de Corpus Christi desse mesmo ano. Foram quatro dias de programação, de quinta até domingo (11), com shows nacionais e internacionais. A entrada foi gratuita e a classificação é livre. Então, impossível não é, pois as restrições a cidade turística são maiores que a de Santa Isabel.

[ATUALIZAÇÃO: 05/07/2023] Recentemente eu soube que artistas do Centro Cultural (obrigado Cris Kamui por ter postado sobre isso) vão se apresentar na Festa de Santa Isabel. O que é bizarro, pois o Jornal Impresso Brasil tentou entrar em contato e não conseguiu. Custava avisar? 
Ainda assim, não querem pagar artistas de dentro da cidade, mas milhões para os de fora sim. 
E sem contar que nem o Centro Cultural, o Centro de Memória Chico Fotógrafo ou o Conselho de Cultura não se pronunciaram sobre isso. Por qual motivo? Medo ou questões relacionadas as futuras eleições? Quem sabe...

CHINCHILLA vai gastar com cantores, R$ 1 milhão; artistas da cidade ficarão de fora. Jornal Impresso Brasil. 30 de Junho de 2023. p. 5.
O show vai começar. Jornal Ouvidor. Igaratá. 1 de Julho de 2023. p. 1.
https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2023/06/08/1o-guararema-jazz-and-blues-festival-comeca-nesta-quinta.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário