terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Por qual motivo se chama Parque do Imigrante? (Parte final)

Vamos terminar sobre o Parque do Imigrante... Ou Imigrantes... Sei lá. E dessa vez, não vou bater na tecla de que ele foi feito de improviso, já que dá para provar isso com dados, de jornais e alguns da própria prefeitura.
Ele foi construído com um investimento de R$ 2.075.411,88 (segundo o que o Jornal Bom Dia fala) da Secretária Municipal de Planejamento Urbano, Oras e Habitação. Sendo tratado com diversos adjetivos benignos, o que Carlos Chinchilla ignora é a perda de grana anterior, e o grande gasto A MAIS nesse mesmo parque. Pois em 2022, na página de Facebook do Jornal Bom Dia, comenta sobre a perda de quase 1 milhão de reais, para a construção do Parque Linear. Não sabe do que se trata? Já havia, antes mesmo desse parque, um projeto com a emenda enviada pelo deputado federal Roberto de Lucena para esse local. Entretanto, essa grana toda foi perdida. Seja por qual motivo que seja, isso demonstra incompetência. Podem ver a seguir, um "print" do próprio Chinchilla falando disso em Maio de 2021.

Poderíamos falar de bonecos da Turma da Mônica no parque não fazer sentido. Pois nenhum está caracterizado como imigrante, nenhum deles é um imigrante dentro das histórias em quadrinhos. Pode me falar que é por ser da cidade onde nasceu Maurício de Sousa. Mas caí na mesma piada de sempre: uma pessoa que realmente, nunca amou a cidade, mas que lhe massageiam o ego com homenagens. Porém, conseguem ser piores! 
Menos de um mês após a inauguração, o Parque dos Imigrantes, em Santa Isabel, foi alvo de vândalos. Os principais bens danificados foram as estátuas de personagens da Turma da Mônica. A Mônica teve o Sansão arrancado (sobrando apenas a orelha), enquanto o Cebolinha foi tirado do lugar original. Além disso, imagens recebidas pelo WhatsApp do Jornal Ouvidor mostram que pessoas também jogaram fezes nas portas dos banheiros do Parque.
E como bem público, sendo o próprio prefeito uma pessoa que se vangloria da segurança em Santa Isabel e suas diversas câmeras, não colocou algumas delas para vigiar o novo espaço. Para combater esse problema, a administração municipal afirmou que “serão implementadas ações concretas, como o fortalecimento da fiscalização, o reforço da segurança nos parques e a conscientização da comunidade sobre a importância de preservar o patrimônio público”. Depois que acontece o evento, não é? Eu não retiro aqui, a falha da população, mas era de se esperar coisas assim, pois a própria gestão já viu vandalismos assim antes, na Praça da Bandeira, por exemplo.
A mesma administração, que plantou as 35 árvores nativas, no município, com nomes de alunos pelo parque. Mas permitiu a devastação de diversas árvores na Avenida Presidente Castelo Branco com a Joel de Sousa. E isso causou diversos problemas para os moradores, criando alagamento, impedindo veículos e pessoas de transitar, algo que não aconteceu com tamanha força, até essa administração estar no poder.
Com desculpas, como falar das raízes japonesas do antigo prefeito Mamoru Tomita, assim como a descendência libanesa de Nenê Simão (que também já foi prefeito) e italiana de Gabriel Cianflone, Chinchilla citou outros. A verdade é que já citou na internet para pessoas, quando o criticam "ame ou deixe a cidade", sendo que isso é uma fala do período da Ditadura Militar no Brasil.  
O que eu poderia esperar de uma gestão que nem sabia como iria ser o nome do parque, não é? A prova, é essa imagem do Facebook, publicada pela página da Rádio Sucesso. Há até um vídeo, feito pela própria Prefeitura de Santa Isabel que mostra acima da placa, Parque do IMIGRANTE. 

https://jornalouvidor.com.br/parque-dos-imigrantes-e-alvo-de-vandalismo/
VAQUIANI, Gustavo. Santa Isabel Inaugura 'Parque dos Imigrantes'. Jornal Ouvidor. Igaratá. 14 de Dezembro de 2024. p. 5.
FRUTOS do Futuro. Jornal Ouvidor. Igaratá. 21 de Setembro de 2024. p. 1.
VAQUIANI, Gustavo. Parque dos Imigrantes é alvo de vandalismo. Jornal Ouvidor. Igaratá. 11 de Janeiro de 2025. p. 8.
PARQUE dos Imigrantes lota e vira atração em Santa Isabel. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 21 de Dezembro de 2024. p. 7


Nenhum comentário:

Postar um comentário