A construção data do início do século XIX e também sediou a Prefeitura Municipal.
O então prefeito Abílio Pinto Pereira (1943-1947), que antes despachava as ordens diretamente de um alpendre na sua casa, localizada onde hoje é agência da Caixa Econômica Federal na Praça da Bandeira, transfere o Paço Municipal para a atual Av. Manoel Ferraz de Campos Sales na década de 40.
Em 1948, pós o fim da Ditadura Vargas, o prefeito Joaquim Simão é empossado frente ao recém-reformado prédio da Prefeitura Municipal.
Durante o primeiro mandato de Waldemar de Brito Simão (1973-1977), o Nenê Simão, filho do ex-prefeito Joaquim Simão, foi realizada a transferência da Prefeitura para o prédio onde era localizada a Casa de Guarda ou Cadeia Pública, o atual Paço Municipal na Avenida República.
Com a mudança da Cadeia Pública para o atual endereço na Praça dos Expedicionários, Nenê Simão iniciou as obras de adequação, reformando o antigo prédio da cadeia para receber o Paço Municipal e o antigo prédio da Prefeitura para receber as instalações da biblioteca municipal.
Em 29 de Outubro de 1974 é decretada a criação da Biblioteca Municipal e se inicia a reforma do prédio para sediar a Biblioteca Municipal Maria Helena Marcondes.
A Biblioteca Municipal é então inaugurada em 11 de novembro de 1976 e tem como a patrona a isabelense Maria Helena Marcondes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário