sábado, 18 de novembro de 2023

Causos de Santa Isabel: Padre assassinado que virou santo popular

O pároco Wagner Rodolfo da Silva foi encontrado morto e decapitado em uma estrada da zona rural do município isabelense no dia 25 de Setembro de 2003. Vinte anos após o crime bárbaro que chocou a região que chocou a região, o religioso continuou nas orações dos católicos, especialmente no Município de São José dos Campos, cidade onde atuava e foi sepultado.
Devido a forte relação que mantinha com a população de São José somada a trágica morte em Santa Isabel, as pessoas começaram a fazer preces ao sacerdote e logo as graças alcançadas começaram a se espalhar entre as pessoas. Por essa razão os fiéis o "santificaram".
Familiares do sacerdote narraram a aproximação do padre com os fiéis, que fazia questão em visitar as pessoas em suas casas e devido a isso, os católicos se sentiram mais próximo do pároco.
Há exatos 20 anos, em 25 de setembro de 2003, a polícia localizou o corpo de um homem em uma estrada vicinal, localizada na zona rural de Santa Isabel. O corpo era de Wagner Rodolfo da Silva, de 35 anos, pároco da Paróquia de São Benedito, de São José dos Campos, no Vale do Paraíba.
A notícia do desaparecimento do religioso chegou à diocese que acionou a polícia. O padre já estava sendo procurado desde a noite do dia 23 de Setembro daquele ano. Além dele, a PM procurava também Manoel Serafim de Lima, vigário da mesma paróquia.
Na época, as investigações da polícia civil apontaram que cinco homens participaram do assassinato e morte do Padre Wagner, além da tentativa do homicídio do vigário, que foi esfaqueado, mas sobreviveu.
Michel Jucá de Brito, que na ocasião do crime tinha dezoito anos, foi preso dias depois do crime, acusado pela morte de Wagner. Na época ele foi preso e identificado em sua casa no bairro Igarapés, em Jacareí. Na residência, os policiais encontraram objetos que haviam sido roubados da casa paroquial, além de roupas usadas no dia da morte do padre. A polícia civil registrou o caso como latrocínio, ou seja, roubo seguido de morte e concluiu que a ação foi planejada por cinco pessoas, que além de roubar a casa paroquial, queriam sacar dinheiro de caixas eletrônicos. Outros quatro homens foram presos dias depois.
Chamado de Santo Popular por católicos, o mausoléu de padre Wagner, situado em São José dos Campos é um dos mais visitados do cemitério.

PADRE assassinado em Santa Isabel há 20 anos virou 'Santo Popular'. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 7 de Outubro de 2023. p. 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário