A partir de 20 de Novembro até o dia 23 do mesmo mês, a Prefeitura de Santa Isabel passou uma programação especial por conta do Dia da Consciência Negra. Além de atrações culturais tievmos palestras e passeios.
A abertura oficial da programação foi às 20h, na Sala Santa Isabel, com a inauguração da exposição África Aqui. A mostra, realizada em parceria com o Núcleo de Memória Visual, contou com fotos e textos da história afro na cidade, apresentando personalidades negras e contará um pouco mais sobre as heranças culturais deixadas pelo povo na cidade. Apesar que isso não foi muito divulgado
A exposição era gratuita e funcionou entre os dias 20 de novembro e 7 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. O endereço era Avenida Manoel Ferraz de Campos Salles, 95, na biblioteca, quando ela era usada para diversos fins.
Além da abertura, uma roda de conversa com o tema “A Consciência Negra de Todo Dia” foi realizada na Secretaria da Cultura a partir das 18h30. A discussão, que era aberta ao público, foi mediada pelo Conselho da Comunidade Negra Isabelense e contou com a participação de líderes populares e representantes da comunidade negra.
O encerramento do evento foi às 20h com a apresentação do músico e ator Danilo de Moura, conhecido por interpretar o cantor Tim Maia em musical.
No dia 21, as atividades ocorriam em parceria com o Instituto Poiesis e Oficinas Culturais, foi realizada uma oficina de Percussão Guineense, às 9h, na Secretaria Municipal da Cultura. O evento teve como atração o grupo internacional Netos de Bandim.
Diretamente de Guiné-Bissau, país do oeste africano, o grupo que estava em turnê pelo Brasil já foi cinco vezes campeão em festivais de dança internacionais e é o representante oficial da cultura tradicional do país pelo mundo.
Na sequência, houve um passeio guiado para mostrar aos participantes lugares históricos do município. A saída foi da Secretaria Municipal da Cultura em dois períodos, às 10h e às 14h. .
22 foi o dia de oficinas temáticas, das 9h às 16h. A partir das 18h foi oferecida gratuitamente a palestra “Saúde da População Negra”, no Auditório da Secretaria Municipal da Cultura. A proposta foi esclarecer dúvidas a respeito de enfermidades que afetam de maneira mais grave a população negra.
No último dia da programação, na sexta-feira (23), o Cine Clube, que é realizado no Auditório da Secretaria da Cultura, contou com uma programação especial exibindo o filme “Kiriku e a Feiticeira”. Foram duas sessões, às 10h e às 14h. A entrada foi gratuita e teve a participação das escolas da rede municipal de ensino.
O encerramento oficial do evento foi a partir das 19h na Secretaria da Cultura com a roda de conversa “Toda Pele é Humana”, sendo mediada pelo Conselho da Comunidade Negra Isabelense e houve a participação de líderes e representantes municipais da comunidade negra.
O músico e ator Danilo de Moura retornou ao palco com sua banda para mais uma apresentação, a partir das 20h30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário