quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Figuras notáveis de Santa Isabel: João Antônio Oliveira, o "Pelé"

Ele nasceu em 3 de Junho de 1952, e jogou por mais de três décadas pelo SIEC, teve também deve passagem pelo Lanifício Esporte Clube, Franqueza e Pelican.
Poucas pessoas o conhecem por seu verdadeiro nome, João Antônio Oliveira. Mas sim por seu apelido, o "Pelé". Começou a jogar na linha.
Com 15 anos de idade já fazia parte do Santa Isabel Esporte Clube. No início de carreira era atacante. Até que em um determinado jogo, o goleiro se machucou e Pelé se ofereceu para ir no gol. Disse que brincaria um pouco no gol, não deu outra. A brincadeira deu 18 títulos de campeão, inúmeros troféus de menos vazados e é considerado o maior goleiro que a cidade teve até hoje. 

domingo, 20 de outubro de 2024

Minha opinião sobre os "novos" vereadores de Santa Isabel e o Jornal Ouvidor

Todo o jornal tem que ser imparcial. Mesmo que queira demonstrar sua preferência, é necessário o mínimo de decoro, para escrever sobre assuntos. Sejam os escritos impressos tratando de segurança, medicina, educação ou política. Ainda assim, se eu escrevo algo, eu emito opinião. Recentemente, um professor me falou que quando falamos sobre certo assunto, nós inconscientemente emitimos nossa opinião. E isso é fato. Quando dei aula sobre revolução industrial, eu notei que uma aluna, mesmo sem saber que vertente política eu apoio, já sabia isso, através do relato sobre a industrialização.
Dito isso, apesar de gostar do Jornal Ouvidor, está numa onda de falar que há uma nova "câmara" de Santa Isabel. 
Em uma live, com um dos poucos novos vereadores, Walter Negrão, escreveram o seguinte em seu vídeo: "A partir de janeiro do ano que vem, um novo rosto passará a compor as sessões de Câmara de Santa Isabel. Eleito já na primeira candidatura, Walter Negrão será um novo nome no legislativo de Santa Isabel."  E no título está escrito Walter Negrão - Cara nova na Câmara | De Frente com o Ouvidor. O que até certo ponto é verdade.
Mas veja isso: Dos 15 vereadores eleitos, quatro assumirão a cadeira do legislativo pela primeira vez. Entre eles o próprio Walter Negrão e Wagner Moreno. E como o próprio jornal mostra empresários. O que simboliza? Que tiveram verba própria para se eleger, podendo usar uma verba extra, sem comprometer a si, sem contar o quanto muitas pessoas tem uma "amizade comercial" com os mesmos. De qualquer forma "caras novas na câmara", não temos. O próprio Walter já assumiu a diretoria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Wagner assumiu a chefia de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, na primeira gestão Chinchilla. Pois se nem temos caras novas no executivo, quem dirá no legislativo.
Por último, podemos notar aqui, a parcialidade do Jornal Ouvidor.

Fontes:
https://www.youtube.com/watch?v=xExoqaqpebU
https://jornalouvidor.com.br/as-novas-caras-da-camara-de-santa-isabel/

terça-feira, 15 de outubro de 2024

Figuras notáveis: Pastor José Carlos Cardoso dos Santos Júnior

José Carlos Cardoso dos Santos Júnior, é natural de Mogi das Cruzes. Seus pais são José Carlos e Izabel, é casado com Monaliza e pai de Isaac e Giovanna, sogro de Marcela e do Lucas, avô de Stella, Laura e Judá. A fonte que retirei isso era de um panfleto sobre sua candidatura que não deu certo, em 2024. O problema é que nem dá para saber boa parte de quem são essas pessoas citadas, só serve mesmo para chamar a atenção para uma figura "mais familiar".
Segundo o que estava escrito, iniciou sua vida de trabalho aos doze anos vendendo verduras em um carrinho de mãos pelas ruas do bairro em que morava.
Ele é formado em teologia, é gestor público e administrador de empresas, atuando em diversos mercados de trabalhos. O que vai contra uma palavra bíblica, quando ele mistura religião com política "daí a César o que é de César, daí a Deus o que é de Deus".
Segundo o que diz, é comprometido com a causa social desde a adolescência e atualmente gestor de projeto esportivo, pastor e administrador evangélico na Igreja Imersão no Km 55, supostamente desenvolveria um projeto em Moçambique, na África e na Paraíba.
Teria entrado na vida política pela Câmara dos Deputados. Mas atuou como membro da prefeitura de Santa Isabel alguns anos atrás. E foi em 2020, que passou um vexame com um vídeo que dizia "que o governo, poderia estar indo para mão do mal", entre outras sandices. 

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Por qual motivo se chama Parque do Imigrante? (Parte 1)

No dia 6 de Outubro de 2024, uma aluna me perguntou por qual motivo o Parque do Imigrante tem esse nome. Ela mesmo disse que colocaram um buraco enorme ali, que "poderia enterrar o Thanos", mas nada parece explicar um nome daquele, naquela área.
Fazia muito sentido a pergunta. Então, mesmo sendo domingo, fui pesquisar sobre isso. E pelo que se sabe, e até falado pelo então prefeito Carlos Chinchilla, isso era uma homenagem a ele. O que se for verdade, é muita prepotência, arrogância e infantilidade para dar um nome a uma área de Santa Isabel.
Então, eu fui a Câmara Municipal, pois achava que algo assim, primeiro passaria pelos vereadores. Qual não foi minha surpresa, ao me falarem que não há nenhum documento sobre isso lá!
Enfim, eu fui até a prefeitura. Quando fui no segundo andar, na área do planejamento, eles me falaram, sem ter certeza, que pode ser por causa de um ex-prefeito que quis assim. Mas nunca houve, até onde sei, uma vontade por parte do Gabriel Bina, de criar um parque. Independente disso, eles não souberam me falar sobre isso.
Agora, falando do espaço, não parece ter uma placa no lugar, falando sobre isso no lugar. E ele fica do lado da avenida que quando choveu muito forte, a água da Karibê desceu, e deve peixe ali! O que pode acontecer quando chover forte mesmo?