sexta-feira, 25 de março de 2022

Teresinha Arquiteta

Teresinha Lopes Pereira Penteado Pedroso, conhecida carinhosamente como “Teresinha Arquiteta”, nasceu em Aparecida-SP, sendo a segunda filha do casal Antônio Gonçalves Pereira e Argemira Lopes Pereira.
Teresinha chegou a Santa Isabel no ano de 1985. Com o intuito dar continuidade aos estudos, morou na residência do seu tio, Agostinho Lopes de Siqueira, e em 1991, formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Mogi das Cruzes.
Casou-se em 1991, com o engenheiro eletricista, Antônio Carlos Penteado Pedroso, e dessa união nasceram os filhos Marco Antônio, Álvaro e Sávio, jovens conhecidos na cidade pela determinação nos estudos.
Em 2008, motivada pelos filhos, Marco Antônio e Álvaro, premiados nas olimpíadas de Matemática, fundou a OSI-Olímpicos de Santa Isabel, com a finalidade de preparar alunos de grande potencial acadêmico e conscientizar todos sobre o potencial transformador dos estudos e a criação da cultura olímpica na região.
Com desejo de contribuir com o município, em 2013 se candidatou ao cargo de vereadora e foi eleita com 968 votos, na época, a mulher mais votada e a única mulher a ocupar a cadeira de Legislativo isabelense.
Ao receber o convite do Prefeito, Padre Gabriel Bina assumiu em 2014, a Secretaria Municipal de Planejamento, Obras, Urbanismo e Habitação.
Como vereadora, alavancou muitos projetos nas áreas social, turística, ambiental e cultural da cidade. Além de contribuir com emendas parlamentares do Plano Diretor.
Como entusiasta na divulgação de artesanatos em crochê, habilidade e talento herdado de sua mãe, Dona Argemira, propiciou uma fonte de renda para várias famílias isabelenses.
Só lembrando que além de vereadora, ela já foi secretária na Câmara Municipal, e vice-prefeita na gestão de Carlos Chinchilla (2021 a 2024), que era antigo vice-prefeito de Fábia Porto (2017 a 2020). E entre outras coisas, ela começou com um movimento de colocar crochês em árvores da cidade. Que não durou muito.

3 comentários:

  1. Obrigado pelo carinho , no ano em que se comemora os 15 anos da OSI-OLIMPICOS DE SANTA ISABEL, este post me faz sentir feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Faço o que posso para registrar a história de Santa Isabel, com críticas positivas e negativas, sempre. Para maior justiça em nossa cidade, com relação a história dela.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir