O moçambique é um bailado que reúne pequenas danças. Identificado às congadas, o folguedo é um cortejo sem desenvolvimento dramático - no que se identifica aos maracatus pernambucanos. O moçambiqueiro considera sua dança uma dança de religião.
Se junta o manejo do bastão à música que é tocada. E isso junto a batida do pé. Tudo se integrando em uma demonstração de fé através da dança. Tudo em uma marcha.
A dança consiste em duas fileiras compostas por homens vestidos de branco e com chapéus que levam fitas vermelhas ou azuis, ou medalhas de santos.
O moçambique é uma dança-cortejo de origem afro-brasileira que utiliza bastões que é realizada em festas populares nas cidades do Vale do Paraíba. A dança consiste em duas fileiras compostas por homens vestidos de branco e com chapéus que levam fitas ou medalhas de santos. Os participantes trazem fitas azuis ou vermelhas cruzadas no peito que representam, respectivamente, Nossa Senhora e São Benedito, além de paiás (espécie de chocalhos ou guizos) amarrados às pernas.
A dança é executada ao som de instrumentos como caixa (um tipo de tambor pequeno), viola, sanfona, violão e cavaquinho. Os bastões, além de fazerem parte do aparato, também servem para dar o ritmo. Junto aos músicos, ficam o rei e a rainha do moçambique que conduzem a bandeira do grupo
Nenhum comentário:
Postar um comentário