Antes de tudo como são a restauração e reforma dos quais estou falando?
Bem:
- na restauração, as pessoas envolvidas tentam preservar características e detalhes que identifiquem as construções ou obras, nos fazendo imaginar de que época são. Já que determinados traços nos auxiliam a saber em que ano foram criadas, ou ao menos, ter uma noção de onde e quando. Evitando ao máximo fazer alterações, e caso isso seja necessário, o mínimo possível. É bem comum que determinados pontos onde estão certos edifícios ou estruturas, tem sua parte elétrica e hidráulica trocados. Desde que não altere a estética original desses lugares.
- agora na reforma, devem usar as partes das construções que mais agradam visualmente. Alterando determinados pontos para modificar aquilo que considerem necessário para deixar contemporâneo a estrutura. Nesse caso, não é necessário nenhum tipo de técnica para conservação. Sendo que na verdade, o que mais se preza são formas de manter todo espaço seguro.
Dito isso, vamos por partes. Quando falamos sobre restauração, devemos saber que estamos falando sobre algo visualmente mais bonito, porém muito custoso, financeiramente falando. O motivo esta que quando fazemos isso, a estrutura que mexemos dessa forma deve manter certos aspectos do ano em que o edifício ou estrutura foi construído. Assim, são quase sempre, ou materiais da época, ou produtos específicos. Não sou um especialista no assunto, mas realmente é algo mais complexo e que gasta bem mais que uma reforma.
Reforma é algo mais simples e menos custoso. Tanto que o uso desse termo pode ser utilizado até mesmo para casas comuns e uma reestruturas delas. Basicamente, é colocar uma "nova roupagem" em uma estrutura. O problema esta que isso desvaloriza culturalmente certo item histórico. Pois muitas vezes, ele perde qualquer característica que possuía. Sem contar que em uma cidade que muitos consideram (ou é conhecida como turística), seria bom termos algo "original", se me entendem.
Mas isso vai de cada um, e só coloco isso aqui como parte de minha visão sobre o assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário