Moradores da Pedra Branca, em Santa Isabel se reúnem anualmente para manter viva a tradição, acendendo as festividades religiosas e organizando as manifestações culturais no bairro. Este ano não será diferente e a comunidade já se prepara para realizar a festa em louvor à Santa Cruz, que deverá acontecer do dia 11 a 14 de setembro na Capela da Estrada da Pedra Branca, km 9,5 com celebração de missa e ação entre amigos.
Com grande destaque na vida social da comunidade, a Festa de Santa Cruz está relacionada a antigas tradições impregnadas de religiosidade popular, que passam de geração em geração, tornando-se às vezes um atrativo turístico na cidade. Este é o caso vivido pelo coordenador da festa, o isabelense Aparecido Pedroso,71, que herdou a paixão e tenta manter viva a tradição religiosa na comunidade. “Antigamente quando tinha a festa aqui no bairro, se matava boi, oferecia afogado (comida típica). Antigamente era 9 dias reza. A Igreja era pequena e por isso a comunidade se reunia na escola do bairro, quem vinha aqui era o falecido Padre João Orlando, que celebrava a missa”, relembrou Seu Cido, como é popularmente conhecido no bairro.
A festa tem cerca de 100 anos de tradição e agora, segundo Seu Cido, que começou a rezar como capelão aos 16 anos de idade, a festa no bairro está diferente, com um público menor do passado, porém com igual adoração à Santa. “Eu sou nascido aqui na Pedra Branca, o terreno onde moro era do meu bisavô. Antigamente o nosso bairro enchia em tempos de festa e usávamos a escola de capela, onde fazíamos a missa. Hoje nós temos a nossa Capela, onde realizamos a festa”, pontuou Seu Cido.
A estimativa para festa deste ano é receber cerca de 600 pessoas, vindas de Nazaré Paulista, Campinas, Igaratá e até São Paulo. “São pessoas religiosas que já estão habituadas com a festa e aguardam por ela”, completou.
A festa em Louvor à Santa Cruz na Pedra Branca está prevista para acontecer á partir das 19h de 11 a 13 de setembro (quinta-feira à sábado) com Celebração da Palavra, Oração de Santo Terço e Santa Missa. Já no último dia de festa, que deverá acontecer no dia 14 de setembro (domingo), será realizada a Santa Missa com o Padre Celso Laurindo Filho às 10h.
A FESTA
Uma das comemorações mais antigas de Santa Isabel, a festa de Santa Cruz reúne uma série de apresentações que mesclam fé, religiosidade e cultura viva por meio da música, dança e culinária relacionadas aos festejos iniciados pelos padres jesuítas a partir do século XVII.
Os festeiros rezam diante da Santa Cruz, ajoelhados ou não, beijam-na, acendem velas, cantam e dançam em adoração à Santa Cruz. Na tradicional Festa de Santa Cruz do bairro Pedra Branca os que desejam algo devem fazer o pedido ao seu pé, pois assim serão atendidos.
Santa Isabel cresceu sob a égide de Santa Cruz. Estas comemorações que manifestam publicamente as convicções religiosas de um determinado grupo social, fortalecem as pessoas que comungam das mesmas convicções religiosas, consolidando os laços afetivos entre os membros da comunidade.
Na Adoração à Santa Cruz, o próprio povo dirige a celebração, não há intervenção eclesiástica. O capelão, que é um paisano, é o encarregado de cantar os versos de louvor. Por ocasião do IV Centenário de São Paulo, em 1954, a dança de Santa Cruz foi considerada contribuição da cultura índio-jesuítica para a formação do estado de São Paulo.
Vicente Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário