Os moradores atuais da Vila Industrial são, na maioria, descendentes dos operários que trabalharam na MGB/Cosim. E boa parte deles também trabalhou na empresa.
Um morador que personifica a história do bairro é Sebastião Xavier. Um dos mestres do samba de Mogi das Cruzes. Seu pai foi um dos mineiros que se mudaram para a Vila Industrial. Xavier também trabalhou na siderúrgica.
Xavier afirma que o esporte e o samba no bairro já surgiram nos tempos da instalação de siderúrgica. A MGB tinha um clube aqui, que era o Esporte Clube MGB. Os funcionários eram sócios, era descontado um valor mensal (dos funcionários) e, era o lazer que a gente tinha aqui, disse ele.
E na década de 1960, a própria MGB mantinha uma escola de samba que a Minerasil, que foi cinco ou seis vezes consecutiva campeã do Carnaval de Mogi. Então a relação do bairro com o samba já vem dessa época, continuou.
Atualmente, a escola de samba que representa o bairro no Carnaval de Mogi é a Unidos da Vila Industrial, a atual tetracampeão dos desfiles da cidade (o desfile das escolas de samba de Mogi não é realizado há três anos).
Xavier que além de compositor da Unidos da Vila Industrial, já foi presidente da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário