Como dito Bairro 13 de maio formou-se a partir das terras da fazenda de Maximinio Antônio de Camargo, fazenda essa que libertou seus escravos antes da Lei Áurea.
Terezinha Isabel Ferraz Carvalho, viúva de Derdébio de Carvalho, falou sobre os 13 de Maio, após a abolição da escravidão a revista O Isabelense. Falava que os escravos que viveram ali, após sua liberdade, trouxeram muitas tradições. "Até o tempo em que eu era pequena havia muita festa no Bairro, por essas contradições. Os negros realizavam a festa de São Benedito anualmente no dia 13 de Maio, justamente para marcar a data de sua libertação. Eles organizavam a congada, que era contagiante. Infelizmente, na década de 70, essa tradição perdeu força e hoje nem é lembrada".
Ela garante que o obelisco foi construído pelos próprios escravos. "Mesmo antes da assinatura da Lei Aúrea, as famílias em Santa Isabel, na sua maioria, já haviam libertado seus escravos. Eles ficavam porque já eram praticamente de casa. Mas quando a Princesa Isabel assinou a abolição, aqueles homens e mulheres mostraram toda a sua alegria construindo o monumento ao lado da capela de São Benedito. Eles construíram com taipa, que era um material usado na época."
Nenhum comentário:
Postar um comentário