Muito se fala sobre o casarão, que fica de frente a Fábrica de Farinha, na Rua Monte Serrat, ao qual seria da família Machado. Então, eu vou falar um pouco sobre essa construção, que é uma das últimas que podem ser preservadas para a cidade.
Segundo consta, a propriedade era de Zico Machado e sua esposa Serafina Machado, por muitos anos. Depois da morte dele e a morte posterior dela, quem cuidou do local era sua filha Dulce. Além delas, outras herdeiras eram dona Inês e Cida.
Ao que parece, Dulce era rica. Pelo que é dito, ela tinha um namorado que também possuía muito capital. E teriam feito um acordo: quem morresse primeiro deixaria para o outro seus recursos financeiros. Como ele morreu primeiro, ela ganhou essa herança.
Esse fato gerou uma piada e medo de algumas pessoas. Falavam que ela seria perigosa "pois teria herdado o dinheiro devido a morte do namorado", como se fosse uma "viúva negra".
Era dona de terrenos no bairro 13 de Maio e onde hoje fica a Avenida República, perto da atual prefeitura. Cobrava aluguel de prédios e casas de vários lugares como São Paulo, Jacareí e regiões litorâneas.
Dulce faleceu antes de 2020, ou seja, antes da pandemia de Covid-19.
Dulce faleceu antes de 2020, ou seja, antes da pandemia de Covid-19.
Então, por qual motivo o lugar foi abandonado? Segundo o conhecimento popular, a própria Dulce. atrasou muitos impostos. E a família não quis pagar os que vinham surgindo depois do falecimento dela. E devido a todos os problemas que surgem devido a isso (nem tudo é herança, mas dívidas também aparecem), a propriedade está abandonada. Tecnicamente, quem detêm poder sobre ela é a prefeitura.
Já tentaram mexer no lugar para reforma. O que seria um crime contra um patrimônio público, sendo que é um dos únicos lugares no Centro da cidade, que mantêm a mesma estrutura por tanto tempo. O certo seria ser feito uma restauração no lugar, mas seria pedir demais da prefeitura de Santa Isabel. Especialmente, quando não compete mais a família isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário