A primeira avenida da cidade para quem chega da Rodovia Presidente Dutra é mais conhecida como Variante, mas seu nome é Avenida Coronel Bertoldo, inaugurada em 06 de fevereiro de 1960, foi batizada com o nome desse importante vulto da história isabelense. Mas quem foi esse homem e qual a sua importância para Santa Isabel?
Nascido em Jacareí-SP como Benedicto Bertholdo Ferreira da Silva em 1860, veio para Santa Isabel quase que por acaso, quando se casou com a senhora Filomena C.L.F. da Silva, recebendo do pai da moça como dote (como era costume na época) uma grande área de terras em Santa Isabel. Terras onde construiu a fazenda Morro Grande, no bairro Gere Muniz., tornando-se o Coronel Bertoldo.
Teve 9 filhos, sendo 4 homens e 5 mulheres.
Afirma-se que o Coronel Bertoldo foi o primeiro intendente (antigo cargo que equivalia hoje ao de prefeito) de Santa Isabel, "governando" a cidade entre 1908 a 1910. Durante o período que governou a cidade, criou o primeiro código tributário municipal, ideia calcada da administração de sua cidade natal, tendo que enfrentar uma série de atritos e aborrecimentos, muita inimizade com os fazendeiros e a população produtiva do município, pois agora eram recolhidas taxas de impostos sobre tudo que produziam ou comercializavam.
“Valorizou também o trabalho dos carroceiros e suas carroças que transportavam as pessoas até a localidade de Poá para que para que pudessem pegar o trem para São Paulo. As carroças saíam as segundas, quartas e sextas regressando as terças, quintas e sábados. Segundo conta-se o coronel Bertoldo era líder dos republicanos e abolicionistas que aqui viviam, segundo familiares marcava reunião com José do Patrocínio em São Paulo e levava populares de Santa Isabel.”
Os principais aliados na luta abolicionista e republicana do coronel foram José Fernandes Cardoso, Coronel Ramos, Maestro Avelino Alvim Pinto e Maximino Antonio de Camargo.
Após o término do seu segundo mandato, desiludido com a política, visto que seus opositores não lhe davam tréguas e a forte pressão dos fazendeiros, mudou-se para Guararema onde morreu e foi sepultado em 1923.
Nenhum comentário:
Postar um comentário