Segundo, José Baptista Barbosa, o Zinho, que foi um pesquisador da história isabelense, o futebol em Santa Isabel teria chegado à nossa cidade por volta de 1924, quando Benjamim Rodrigues, vindo da cidade de Mogi das Cruzes (onde era jogador) colaborou com o incipiente “jogo de bola” a organizar-se.
O primeiro time organizado foi o Santa Isabel Futebol Clube, fundado por volta do ano de 1930 sendo suas cores defendidas, o verde e o branco. Seu primeiro campo de futebol ficava onde hoje são as instalações da indústria têxtil Paramount (antiga Karibê). Do Campo do Jerônimo o SIFC começou a jogar em um campo localizado aos fundos da residência de Francisco N. Porto, um dos dirigentes do clube. Rubens, Honoro, Espanhol, Onofre, Antonio, Olegario, Vila, Benjamim, Casagrande, Ulysses, Reinaldo, Nilo, Aníbal entre outros foram os jogadores pioneiros que defendiam o clube.
Como o futebol é marcado por rivalidades, surge na mesma época o arquirrival do SIFC, o Monte Serrat Futebol Clube. O clube tinha à frente Esperidião Cardoso e defendia as cores preto, branco e vermelho e por isso era chamado de tricolor isabelense. Seu campo localizava-se na Rua Cônego Bicudo.
A rivalidade entre times estendia-se por outras áreas da cidade, como no Carnaval. Todos ficavam na expectativa pelo que de melhor o SIFC e o MSFC pudessem apresentar. O verde e branco saía às ruas com bonitos blocos e alegorias e ainda promovia os famosos bailes de carnaval. Já o tricolor, agitava o carnaval da juventude da época saindo pelas ruas com seu boi pintado. A rivalidade era tanta entre os dois times que um jogador ou sócio era proibido de frequentar o carnaval do time rival.
Essa rivalidade invadia também o campo político já que os dirigentes do clube estavam ligados aos partidos políticos como o PRP e o PD.
Nenhum comentário:
Postar um comentário