sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Minha opinião sincera sobre crítica do Jornal Bom Dia

Antes de argumentar, eu tenho que colocar uma explicação. A palavra crítica é usada de várias maneiras, mas qual o seu sentido argumentativo (filosófico)? E como se tornar realmente capaz de criticar?
Fazer uma crítica, na realidade, não é fazer um comentário para ser mal. Na verdade, ela surge mais como um termo para investigar, pesquisar, sobre determinado assunto, e não como um comentário negativo, ou tratar alguém como pessoa chata, "pessoa crítica demais". Ela é uma avaliação ou análise cuidadosa, organizada, imparcial de uma opinião, obra, local ou teoria. Criando um argumento de forma clara e direta.
Crítica vem do verbo 'krinen' [em grego] que significa 'isolar o particular'. Toda crítica opera um corte (...)" – Bernardo de Oliveira
"Cabe a crítica, acima de tudo, responder as demandas de sua época, adaptando-se sem maiores temores, e com um mínimo de ousadia, aos espaços que lhe são concedidos, regiões de ressonância, novos espaços de produção e circulação para a arte." – Luiz Camillo Osorio
Dito isso, aqui vai uma crítica ao jornal Bom Dia. Em sua coluna, Olhar de Santa Isabel - Credibilidade e Verdade, eles comentaram a Lei Orçamentária Anual (LOA). Em nenhum momento, ocorreu uma crítica do jornal aos três poderes, ao qual sempre deve pela população, nesse assunto.
Em compensação, sobrou reclamações do jornal aos cidadãos que, segundo ele, "nas redes sociais, potencializam o poder do 'eu', sobram juízes", sem ter um conhecimento claro do assunto. Isso pois o máximo de pessoas que foram ao espaço, a Câmara Municipal, foram dez. E só elogiou Magaly Brumas, que questionou sobre o orçamento de zoonoses.
Sem contar que isso ocorreu em uma segunda. Quem tem pique para sair no começo da semana, a qualquer lugar?
É engraçado, que o impresso ignora completamente o quanto que foi gasto de forma eleitoreira pelo executivo e legislativo isabelense, nos últimos meses. Já que não pode falar bem da LOA, quis desviar o olhar para os críticos cidadãos da internet. 
Nós podemos fazer uma crítica a população? Claro. Quando ela é cabível.

sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Figuras notáveis de Santa Isabel: José dos Santos Ferreira

Nascido em 19 de Setembro de 1913, de Benedita Maria da Costa. 
Neste momento, ela não contará com a presença de seu esposo, José. Ele morrerá tempos antes do nascimento de seu filho. O menino nasceu franzino. Tanto que sua tia Ana insistiu em o batizar, para não morrer pagão.
Mas cresceu e bem. Aos seis anos, morando no Bairro do Viradouro, ele perdeu a mãe. Ela foi vítima da gripe espanhola e é sua avó que vai cria-lo e a sua irmã, Olívia.
Dona Augusta Inês da Costa não desanimou e passou a costurar para uma loja. Já José trabalhava tirando areia do rio, por 2 mil réis a carroça e ainda sobrava tempo para frequentar a Escola Reunidas até o terceiro ano, a última série da época.
Mais tarde o menino passa a ajudante de pintor. Junto com o patrão vai pintar sua antiga casa, que agora era farmácia do seu Elói Pessoa de Barros. No trabalho é maltratado, volta para casa e se queixa a avó. Diz que não voltaria ao trabalho. Então escuta isso de dona Augusta:
"Não, José nos precisamos e você voltará a trabalhar, aprenderá o ofício e nunca mais terá patrão".
José se tornou mestre em pintura fina e de ajudante, agora empregava seu patrão que passava dificuldades.
Quando fracassou a pintura fina, José foi trabalhar de servente por 5 mil réis diários, habilidoso, no dia seguinte, se propunha a trabalhar como pedreiro, mesmo ganhando menos. No final da semana o empreiteiro que lhe prometera 3 mil réis, paga-lhe 8 mil réis pelo dia, fazendo jus ao seu trabalho. Já que o menino de 16 anos trabalhava melhor que o mestre de obra.
Tempos depois faz sociedade com o cunhado e passam a trabalhar juntos.
Em 1928, conhece Lavínia em seus 24 anos, com quem se casou com ela deve oito filhos. 
Já em 1955, devido ao seu excelente trabalho e desempenho profissional, através do prefeito Artur José da Costa é encaminhado ao CREA para tirar carteira profissional de projetistas-construtor. 
Comprou um livro de engenharia e arquitetura. Sozinho aprofundou seus conhecimentos sobre construção.
Lá na Barão de Itapetininga, sede do CREA, onde foi prestar exame, além de ser aprovado pela equipe de 11 engenheiros examinadores - coisa incomum - fez um grande amigo: Dr. Luciano, secretário do conselho.
Após 15 dias, chega pelo correio a correspondência que diz terem sido deferidos seus processos. Seu José então recebe a então sonhada e tão rara carteira verde com uma estrela e um ramo de café que lhe promovia a projetistas-construtor. Se registra em Santa Isabel e Arujá. 
Não existindo engenheiro na cidade, em 1955, seu Zezico, como é carinhosamente chamado por todos, constrói sua casa na rua João Pessoa.
Em 1968, através do senhor Jean, Gabriel e dr. Deusinho, seu Zezico é apresentado ao senhor Leopoldo como um mestre de obras capacitado para levantar com segurança os pavilhões e caixa de tratamento de água da futura fábrica Karibê.
Seu José é também um dos mais antigos participantes da Corporação Musical São Benedito, da qual seu irmão, Idator fez parte desde a fundação. 

terça-feira, 5 de novembro de 2024

Kadu Barbosa não é mais candidato a prefeito (Agosto de 2024)

Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo indeferiu o pedido de registro do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) do Avante no município de Santa Isabel, para os cargos majoritários, deixando o então candidato a prefeito Kadu Barbosa, fora da disputa eleitoral de 2024
A pedido feito pela Comissão Provisória Estadual do Partido Avante, a Justiça havia tornado nula a convenção realizada no dia 26 de Julho, a qual oficializava a candidatura de Kadu Barbosa e Francisco Muraca a prefeitura de Santa Isabel.
Kadu recorreu da decisão. Contudo, na quarta-feira, 28 de Agosto, o Tribunal Regional Eleitoral indeferiu o recurso.
O partido Avante, órgão estadual de São Paulo, formulou pedido para que se determine a Kadu, se abster de realizar atos de propaganda eleitoral  e,  em contrarrazões, sustentou, que "não ter o recorrente legitimidade recursal;  ser esta via inadequada para  discussão acerca de questões internas do partido; ter agido em conformidade à legislação eleitoral;  portanto, objetivar o não conhecimento do recurso e, subsidiariamente, no mérito, a manutenção da sentença".
De acordo com especialistas jurídicos consultados pelo Jornal Bom Dia, Kadu pode recorrer da decisão e tentar se manter “sub judice”.
O julgamento teve a participação dos Desembargadores Silmar Fernandes (Presidente), Encinas Manfré e Cotrim Guimarães; e dos Juízes Maria Cláudia Bedotti, Regis de Castilho, Rogério Cury e Claudio Langroiva Pereira.
Os candidatos definidos na primeira convenção do Avante ocorrida em 26/07 foram até a Delegacia de Polícia de Santa Isabel nesta manhã para registrar um boletim de ocorrência contra a nova mesa diretora do partido. Ontem por decisão judicial a diretoria estadual do Avante conseguiu anular a primeira convenção e receberam autorização para realizar nova hoje.
"Fomos até o local da nova convenção e lá só tinham quatro pessoas, não nos permitiram ler a ata, queriam que assinássemos uma folha em branco e nem lista de presença eles passaram", explicou o candidato Kadu Barbosa.
Em pronunciamento oficial no fim da noite de 28 de Agosto de 2024, Kadu Barbosa confirmou sua saída da disputa eleitoral à prefeitura de Santa Isabel. Kadu destacou que, com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de negar o recurso movido por sua defesa para o registro de sua chapa com Francisco Muraca como vice e de outros 16 vereadores na disputa pela Câmara Municipal, não será possível continuar na disputa das eleições municipais.
“O que fizeram com a gente foi o término de um capítulo, mas não o fim de uma história. Vou continuar lutando pelo avanço de Santa Isabel”, disse.
Com tal decisão, Santa Isabel tinha quatro candidatos na disputa pela Prefeitura da cidade. Bira Carvalho, Carlos Chinchila, Clebão do Posto e Teresinha Pedroso.
Tempos antes dessa decisão, Kadu enfrentou outro problema: pelo menos 5 disparos de arma de fogo atingiram o escritório político do partido Avante, do candidato a prefeito de Santa Isabel,  Kadu Barbosa. Ninguém ficou ferido.
Segundo testemunhas, os disparos ocorreram por volta da meia noite de ontem, 19 de Agosto.
Assustado, Kadu falou com a reportagem do Jornal Bom Dia. Ele disse que os tiros atingiram a sala dele, uma bala ficou alojada na janela da sala.
"A secretária abriu o escritório hoje cedo e me ligou informando que tinha bagunça na sala, mas ela não reparou os tiros. Assim que cheguei, acionei a Polícia Militar ", disse .
Agora,  imagens de câmeras de segurança deverão ser analisadas. Além de residências próximas, ao menos duas câmeras de monitoramento instaladas na via pública  devem auxiliar na investigação.
O escritório politico de Kadu está localizado na Rua Fernandes Cardoso, 56. A Polícia Militar está no local.

domingo, 3 de novembro de 2024

Minha opinião sincera sobre o alagamento de 23 de Outubro de 2024

Foto do dia do alagamento, na Rua Maria Isabel
Na tarde de 23 de Outubro de 2024, a região central de Santa Isabel foi atingida por chuvas torrenciais, que provocaram inundações em diversas áreas da cidade. Trechos da Avenida Manoel Ferraz de Campos Sales, Avenida República e Rua Santa Cruz ficaram alagados, gerando transtornos para moradores e motoristas. Isso tudo em cerca de 12 MINUTOS.
As chuvas começaram por volta das 16h e, em pouco tempo, a quantidade de água acumulada superou a capacidade de drenagem da cidade. A água invadiu ruas, dificultando o tráfego e interrompendo o acesso a várias localidades.
Carros do setor de trânsito da prefeitura de Santa Isabel,  fizeram a interdição de algumas vias. 
Foto de cinco dias depois, na mesma rua
E isso acontece por qual motivo? Bem, as vozes mais apressadas dirão, "isso é consequência da falta de higiene das pessoas da cidade, lixo acumulado em diversas partes". E sim, faz sentido, entretanto, isso só é parte da verdade. Pois a situação, diferente de outras pessoas nas redes sociais falaram, não é de hoje. Lembremos de problemas com chuva nos anos 60, chuvas fortes na administração Fábia Porto e do próprio Carlos Chinchilla (que na gestão de Fábia, era vice-prefeito). Ou seja, essa gestão sabe sobre isso, faz muito tempo. A própria vice de Chinchilla, Terezinha Pedroso, em um vídeo, já falou que seria possível impedir esses problemas.
Em resumo, a prefeitura já tentou melhorar algumas áreas que inundam a cidade, como do rio ao lado do centro, entre outros córregos, mas nada mudou. E uma vez, até piorou. Mas como eu digo, reeleger o mesmo prefeito, que esteve em três gestões consecutivas é a maior falha da cidade. Se precisamos limpar um lixo da cidade, esse é aquele deixamos acumular na cidade.

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Lendas de Santa Isabel: Beber o morto

"Beber o morto" é uma expressão que se refere ao hábito de beber cachaça (ao que parece, não se era bebido nem cerveja, nem vinho nessas situações) e contar histórias e anedotas sobre o falecido durante a noite do velório. Geralmente, o ritual era acompanhado de algum tipo de comida, como sopa ou petiscos diversos. 
A expressão é típica de um estilo de vida interiorano e nordestino, e já foi parte da vida de muitas gerações. No entanto, para os jovens, essa gíria é quase inexistente. 
Parece que o hábito tem certa origem africana. O que faz sentido, sendo que em diversas comunidades diversas da África, há tradições variadas para lidar com o luto, sem ser de forma triste. E sim, ocorreu algumas vezes aqui, em Santa Isabel, esse costume. Mas isso não acontece hoje em dia, devido aos espaços funerários já criados. Entretanto, pode ainda acontecer, se depender da família.
Só não confundam com o Caixão e Cachaça. 

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Figuras notáveis de Santa Isabel: João Antônio Oliveira, o "Pelé"

Ele nasceu em 3 de Junho de 1952, e jogou por mais de três décadas pelo SIEC, teve também deve passagem pelo Lanifício Esporte Clube, Franqueza e Pelican.
Poucas pessoas o conhecem por seu verdadeiro nome, João Antônio Oliveira. Mas sim por seu apelido, o "Pelé". Começou a jogar na linha.
Com 15 anos de idade já fazia parte do Santa Isabel Esporte Clube. No início de carreira era atacante. Até que em um determinado jogo, o goleiro se machucou e Pelé se ofereceu para ir no gol. Disse que brincaria um pouco no gol, não deu outra. A brincadeira deu 18 títulos de campeão, inúmeros troféus de menos vazados e é considerado o maior goleiro que a cidade teve até hoje. 

domingo, 20 de outubro de 2024

Minha opinião sobre os "novos" vereadores de Santa Isabel e o Jornal Ouvidor

Todo o jornal tem que ser imparcial. Mesmo que queira demonstrar sua preferência, é necessário o mínimo de decoro, para escrever sobre assuntos. Sejam os escritos impressos tratando de segurança, medicina, educação ou política. Ainda assim, se eu escrevo algo, eu emito opinião. Recentemente, um professor me falou que quando falamos sobre certo assunto, nós inconscientemente emitimos nossa opinião. E isso é fato. Quando dei aula sobre revolução industrial, eu notei que uma aluna, mesmo sem saber que vertente política eu apoio, já sabia isso, através do relato sobre a industrialização.
Dito isso, apesar de gostar do Jornal Ouvidor, está numa onda de falar que há uma nova "câmara" de Santa Isabel. 
Em uma live, com um dos poucos novos vereadores, Walter Negrão, escreveram o seguinte em seu vídeo: "A partir de janeiro do ano que vem, um novo rosto passará a compor as sessões de Câmara de Santa Isabel. Eleito já na primeira candidatura, Walter Negrão será um novo nome no legislativo de Santa Isabel."  E no título está escrito Walter Negrão - Cara nova na Câmara | De Frente com o Ouvidor. O que até certo ponto é verdade.
Mas veja isso: Dos 15 vereadores eleitos, quatro assumirão a cadeira do legislativo pela primeira vez. Entre eles o próprio Walter Negrão e Wagner Moreno. E como o próprio jornal mostra empresários. O que simboliza? Que tiveram verba própria para se eleger, podendo usar uma verba extra, sem comprometer a si, sem contar o quanto muitas pessoas tem uma "amizade comercial" com os mesmos. De qualquer forma "caras novas na câmara", não temos. O próprio Walter já assumiu a diretoria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Wagner assumiu a chefia de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, na primeira gestão Chinchilla. Pois se nem temos caras novas no executivo, quem dirá no legislativo.
Por último, podemos notar aqui, a parcialidade do Jornal Ouvidor.

Fontes:
https://www.youtube.com/watch?v=xExoqaqpebU
https://jornalouvidor.com.br/as-novas-caras-da-camara-de-santa-isabel/

terça-feira, 15 de outubro de 2024

Figuras notáveis: Pastor José Carlos Cardoso dos Santos Júnior

José Carlos Cardoso dos Santos Júnior, é natural de Mogi das Cruzes. Seus pais são José Carlos e Izabel, é casado com Monaliza e pai de Isaac e Giovanna, sogro de Marcela e do Lucas, avô de Stella, Laura e Judá. A fonte que retirei isso era de um panfleto sobre sua candidatura que não deu certo, em 2024. O problema é que nem dá para saber boa parte de quem são essas pessoas citadas, só serve mesmo para chamar a atenção para uma figura "mais familiar".
Segundo o que estava escrito, iniciou sua vida de trabalho aos doze anos vendendo verduras em um carrinho de mãos pelas ruas do bairro em que morava.
Ele é formado em teologia, é gestor público e administrador de empresas, atuando em diversos mercados de trabalhos. O que vai contra uma palavra bíblica, quando ele mistura religião com política "daí a César o que é de César, daí a Deus o que é de Deus".
Segundo o que diz, é comprometido com a causa social desde a adolescência e atualmente gestor de projeto esportivo, pastor e administrador evangélico na Igreja Imersão no Km 55, supostamente desenvolveria um projeto em Moçambique, na África e na Paraíba.
Teria entrado na vida política pela Câmara dos Deputados. Mas atuou como membro da prefeitura de Santa Isabel alguns anos atrás. E foi em 2020, que passou um vexame com um vídeo que dizia "que o governo, poderia estar indo para mão do mal", entre outras sandices. 

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Por qual motivo se chama Parque do Imigrante? (Parte 1)

No dia 6 de Outubro de 2024, uma aluna me perguntou por qual motivo o Parque do Imigrante tem esse nome. Ela mesmo disse que colocaram um buraco enorme ali, que "poderia enterrar o Thanos", mas nada parece explicar um nome daquele, naquela área.
Fazia muito sentido a pergunta. Então, mesmo sendo domingo, fui pesquisar sobre isso. E pelo que se sabe, e até falado pelo então prefeito Carlos Chinchilla, isso era uma homenagem a ele. O que se for verdade, é muita prepotência, arrogância e infantilidade para dar um nome a uma área de Santa Isabel.
Então, eu fui a Câmara Municipal, pois achava que algo assim, primeiro passaria pelos vereadores. Qual não foi minha surpresa, ao me falarem que não há nenhum documento sobre isso lá!
Enfim, eu fui até a prefeitura. Quando fui no segundo andar, na área do planejamento, eles me falaram, sem ter certeza, que pode ser por causa de um ex-prefeito que quis assim. Mas nunca houve, até onde sei, uma vontade por parte do Gabriel Bina, de criar um parque. Independente disso, eles não souberam me falar sobre isso.
Agora, falando do espaço, não parece ter uma placa no lugar, falando sobre isso no lugar. E ele fica do lado da avenida que quando choveu muito forte, a água da Karibê desceu, e deve peixe ali! O que pode acontecer quando chover forte mesmo?