segunda-feira, 30 de março de 2020

Ajude a Yacamim!



A Associação Cultural Yacamim, foi Constituída em 23 de junho de 2016 de caráter organizacional, filantrópico, assistencial, promocionais, recreativo e educacional, sem cunho político ou partidário, e não é sindicato, com a finalidade de atender a todos que a ela se dirigir, independente de classe social, nacionalidade, sexo, raça, cor ou crença religiosa.
A “Associação Cultural Yacamim” tem por finalidade apoiar e desenvolver ações para defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida do ser humano e do meio ambiente, através das atividades de cultura, educação profissional, especial e ambiental. E com finalidade educativa, artística, cultural e informativa, respeito aos valores éticos e sociais, em benefício do desenvolvimento geral da comunidade.

Tipo: DOAÇÃO.
Beneficiário
Razão Social: ASSOCIACAO CULTURAL YACAMIM

CNPJ: 25.157.245/0001-58

Site: https://yacamimarteemusica.wixsite.com/yacamimarteemusica

Telefone: (11) 98127-0473

sexta-feira, 27 de março de 2020

Lendas de Santa Isabel: Curupira

O que é um encantado?
Antes de tudo temos que compreender o que é um encantado.
Os encantados são antepassados que enquanto estavam vivos se transformaram e se tornaram parte da natureza. Muitos, inclusive, estão associados a algum elemento natural, como por exemplo, o encantado Cinta Vermelha que está associado ao umbu.

O curupira tem duas versões na cidade de Santa Isabel:
  • na primeira ele seria um encantado que tem uma casa de ouro e se alimenta com banana. "Gosta" de criancinhas de olhos azuis e morava no oco de uma pedra;
  • na segunda ele seria um encantado com cabelos loiros que tem um rosário na mão.
Em ambas, costuma aparecer quando o céu, ao entardecer, fica de ouro após um temporal. Também é dito que tem preferência por menina loirinha. Há relatos de meninas que iriam adentrar a mata.
Ele teria preferência por meninas loiras. No livro de Zuleika de Paula, é dito que uma menina iria entrar na mata. Mas quando a pararam e interrogaram, disse que o menino de ouro a estava chamando.
A irmã da minha bisavó viu seu irmão indo para uma pedra. Uma rocha enorme. Quando ele foi parado e questionado sobre isso disse que uma pessoa iria dar um presente para ele e que brilhava.
Só um detalhe, a lenda original é bem mais pesada que isso aqui. 

sexta-feira, 20 de março de 2020

Projeto Orquestrando Sonhos nas Escolas


O projeto Orquestrando Sonhos nas Escolas, conta com mais de quinze escolas participantes. Que incluem crianças e adolescentes da pré-escola até o PEB II, se tornando uma ferramenta importante de inserção social. Desenvolvendo suas aptidões, a disciplina, a concentração e a percepção musical.
No total, já foram mais de 2.600 crianças atendida, sendo que para os alunos da pré-escola e do primeiro ano fundamental são ministradas aulas de musicalização. Visando aprender as noções musicais básicas de forma lúdica e pedagógica, além de aprenderem notas musicais. A partir do segundo ao quinto ano do fundamental, os alunos tem aulas de instrumentos musicais: metais, paletas e percussão, com aulas específicas para cada instrumento.
Os alunos que se destacam nas aulas podem ser encaminhados para a Orquestra Municipal, que contava (a pesquisa foi feita com base em texto de 2018) com 80 alunos na banda principal e 40 alunos no infantil, que obviamente é a base para a principal. Visando desde cedo, treinar esses jovens talentos.
O projeto tem total apoio da prefeitura isabelense que fornece os instrumentos musicais, uniformes e transporte para os integrantes da orquestra. As aulas são ministradas com um professor específico para cada instrumento durante a semana e em dias específicos ocorre o ensaio geral.
A orquestra municipal participa de vários campeonatos e venceu várias categorias. Isso demonstra que o projeto é um sucesso e nos traz novos talentos a cada dia.


segunda-feira, 9 de março de 2020

Coyote Bad Trip com a música "Nóia de goró"


Banda: Coyote Bad Trip
Música: Nóia de Goró
Álbum: Ascensão e Queda 

Letra:
Nóia de goró!
Fudeu

Rabo de galo nas minhas entranhas
Junto com o torresmo que me acompanha
Meu peito começou a esquentar
Levantei e meu mundo começou a girar
Gole de pinga e outro de cerveja
Como um salame enquanto a baranga me beija
Minha família me odeia e fui expulso do trabalho
Ainda bem que eu guardei 50 conto no armário

4 horas da manhã, ando caminhando só
Acompanhado apenas pela nóia de goró
Eu não sei aonde estou, nem sei como vou voltar
Meu suor fedendo pela maldita cachaça

Nóia de goró!

Nóia de goró, puta que pariu
Bebo cedo todo dia esse é meu brasil
Nóia de goró maldito dia-a-dia
Agradecendo ao bar por toda essa agonia
Apenas comecei minha busca por bebida
Mas já to jogado na beira da guia
Que cheiro de mendigo, puta que pariu
Eu não sei o que aconteceu, meu mundo explodiu

domingo, 1 de março de 2020

"Afra By Ilustradoras" da Afra Design e a participação de Miriam Cristina


A AFRA Design é a marca de produtos voltados ao público negro e admiradores da cultura afro.
Dispõe de uma ampla linha de produtos, que atende desde a criança estudante ao adulto profissional. 
Todos nossos produtos são confeccionados tendo como foco trazer identidade e representatividade ao nosso público.
São bolsas funcionais e vestuário profissional, que são desenvolvidos pensando na rotina de trabalho de profissionais de diferentes segmentos tais como: educação, saúde, administradores e etc. 
Sua linha de papelaria, a produção e comercialização de materiais escolares, focam na diversidade étnica e na inclusão racial das crianças e adolescentes no ambiente escolar, visando o progresso nos índices de ensino de crianças negras.
Os cadernos Afra Design da coleção  “Afra By Ilustradoras”, foram desenvolvidos em parceria com quatro mulheres negras,  paulistas, que enxergam na arte a possibilidade de expressar questões sociais que necessitam de atenção. Um dos assuntos que levantamos nossa defesa conjuntamente é sobre a diversidade e a necessidade de identidade e pertencimento racial de crianças e jovens em ambiente escolar.

Essa linha da papelaria étnico inclusiva é fruto de Projeto colaborativo, onde a intenção da marca é o processo de construção coletiva, manter a linha de papelaria étnico da Afra inovando e sendo precursora em processos. Estamos abrindo mercado à produtos afro em setores voltados à papelaria.
Entre algumas das artes desenvolvidas por ilustradoras, está o trabalho da Miriam Cristina. São três imagens que ela fez.