Ela se localiza em Santa Isabel próximo a rodovia Presidente Dutra, começando com 14 mil mudas de árvores. Se tornando uma área de recuperação ambiental.
Uma área de degradação ambiental, seja pela intervenção humana ou uma catástrofe fora do controle, demanda um longo espaço de tempo. O que é feito numa recuperação ambiental é acelerar este processo, garantindo que as árvores cresçam e sobrevivam.
Distribuídas em 84.000 metros diferentes, algumas são regadas com a circulação de dois caminhões pipas. Já outras árvores são irrigadas por meio de um sistema de bombas d'água.
O trabalho de recuperação começou em 2015, quatro anos antes da Pedreira do Vale dar início aos trabalhos em Santa Isabel. Parte dessa área corresponde ao plantio compensatório exigido pelos órgãos ambientais para licenciar a pedreira, outra parte já corresponde ao compromisso da empresa assumiu com o município.
Entre as mudas existiam ingás, ipês, paineiras, aroeiras e muito mais.
Os encarregados notaram mais pássaros, abelhas e outros animais da mata local. E que muitos deles são semeadores naturais da flora através da fauna.
Além do plantio há uma parte de educação ambiental. Onde, além de uma recepção aos estudantes, ocorreriam trilhas seguras para as crianças e jovens de Santa Isabel.
Nos últimos cinco anos foram investidos cerca de dois milhões de reais. Entre os encarregados estavam Eduardo e Carla Martins (biólogos) e Marcos Garcia (coordenador da equipe de manutenção), entre outros.
CONHEÇA uma das maiores áreas de recuperação ambiental em Santa Isabel. Jornal Ouvidor. Igaratá. 19 de Setembro de 2020. p. 7.
Nenhum comentário:
Postar um comentário