segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

Figuras notáveis: Mario de Souza Arantes, o Marinho

Mario de Souza Arantes, conhecido como “Marinho”, relembra que sua paixão pelo Carnaval começou logo na infância, graças a animação e ambiente familiar que a festividade proporcionava. Esta paixão pelo evento se levou até a vida adulta.
Para Mario, o amor pela festa se tornou em dedicação para a realização de um sonho: ajudar o Carnaval Isabelense e ver o próprio bloco desfilando na Avenida. Ele conta que sempre sonhou com tal união, e com o passar dos carnavais, a ideia foi ‘ganhando força’.
Até que no ano 2000, uma “brincadeira de carnaval” deu início ao bloco que hoje é consolidado no município. Segundo ele, tudo começou quando se vestiu de boi, juntou dois colegas e saiu na Avenida da República: “Eu saí sozinho vestido de boi pela Avenida. E ao redor estava um colega na sanfona e outro ajudando a conduzir”, disse.
Ele relembra que a escolha do animal veio graças à lenda folclórica do “Boi-Bumbá” – que gira em torno da história sobre a morte e ressureição de um boi – e sua brincadeira consistia em “investir, chifrar e ir para cima” das pessoas: “todos os que estavam presentes se divertiram com a situação e gostaram de ver o “Boi-Olá” pela primeira vez”, comentou.
Para Marinho, o bloco conquistou os foliões no carnaval isabelense, e ‘caiu no gosto do público’. Desde então, o “Boi-Olá” se faz presente na tradição do município.
Mario também ressalta que o ambiente familiar, as letras em duplo sentido – sem conteúdo explícito – e a diversão dos foliões marcaram as noites de folia: “O nosso bloco é família, né? Trabalhamos de corpo e alma para que aquilo seja algo bom para o município”, destacou.

Foto de árvore caída devido a passagem de ciclone e tempestade, na Rua Duque de Caxias (01 de Fevereiro de 2026)