Nascido em 1948, de uma família grande, ele tinha 16 irmãos. Sua mãe conhecida como Maria Pimenta, viveu anos na Rua da Alegria. Ele trabalhou na Karibê, primeiro como operário, até subir para encarregado. Mas devido a uma crise, ele ficou desempregado. Mas na empresa, ao menos, fez inúmeros amigos.
Foi vendedor de geladinho e construiu sua primeira olaria no bairro do Monte Negro, onde agora, é o sítio Queluz. Nesse meio tempo, foi criando sua família. Investiu em uma loja de roupas, a Emilena Modas.
Anos mais tarde, ele teria inaugurado a Blocos Queluz na estrada de Santa Isabel para Arujá.
Na década de 90, se candidatou a vereador, mas como ainda os votos eram em cédulas, não ganhou. Já que se esqueceu de registrar todos os apelidos (Zé Caria, Zé Queluz, Zezinho).
Em meados de 1998, abriu seu primeiro restaurante no antigo Grande Hotel. Com o fechamento do hotel, abriu o Restaurante Cerdal. Ele mesmo escolhia os quilos de feijão para seu empreendimento. Foi desse lugar que seu novo apelido seria 'Cerdal' e o restaurante seria a nova casa de sua família. A mesma que constituiu com sua esposa dona Guiomar de Ávila Queluz.
Deixou 5 filhos e 8 netos.
JOSÉ de Almeida Queluz, breve história de um grande homem. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 5 de Setembro de 2020. p. 12