sexta-feira, 9 de setembro de 2016

O projeto Quebrando a Utopia


O nome se deve ao fato de que muitos alunos deixam te prestar uma faculdade não acreditando que irão conseguir passar em um vestibular. Caso não saibam, utopia é o termo usado para uma civilização ideal, quase sempre associado a alguma coisa única e difícil de alcançar. E é isso que o curso pretende quebrar.
Desde o dia 23 de julho de 2016, um grupo composto por antigos alunos de escolas públicas e que já estão em uma universidade, administram aulas para preparar outros para o ENEM. O local escolhido para isso foi a ETEC de Santa Isabel, visto que ela literalmente sempre contribuiu com a formação de diversos alunos. Tudo isso com o apoio da diretora Gisele Adriana e da supervisora Maria Thereza F. Cyrino.
Entre os membros da equipe gestora estão Micael Matos, Diórgenes Caetité, Daiana Teixeira e Giovana Castilho. Eles tiveram que documentar tudo, com carteiras para controle de entrada e saída, permissões aos menores de idade, cronograma das aulas. Lembrando que o projeto é apartidário e laico. 
Apesar de bem pouco tempo, o projeto já conta com sessenta e cinco estudantes. Participando aos sábados e domingos. Além de colaboradores como Aline Almeida, Guilherme Machado e Ricardo Oliveira.
Suas metas são montar um material personalizado, utilizando conteúdo da própria cidade até. Compreendendo diversos conceitos como história, literatura e geografia. Quem quiser conferir mais do projeto pode acessar o Facebook e ir em @quebrandoautopia
Um projeto nobre que merece se expandir e alcançar bem mais!

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Cultura rock n' roll: o som da guitarra pesada na música

Esse som caracterizado pela força da guitarra, o contratempo surgindo pelo baixo ou a bateria pesada... Nós chamamos de rock n' roll. Aqui tentarei sintetizar sua história de forma bem chamativa e bacana. Acima de tudo, verdadeira.
Depois da Segunda Guerra Mundial o mundo tinha uma nova visão política e diversas feridas devido aos combates de anos atrás. A Europa e o Japão estavam quebrados por tamanhos conflitos. E os Estados Unidos tornou-se uma "terra prometida", onde as poderiam viver em paz, com carros da última geração entre outras coisas. Sem reparar que o fenômeno da delinquência juvenil brotou.
Com filmes como Sementes da Violência, Hollywood conseguiu notar o fenômeno que esse tipo de história baseada em violência dos adolescentes tinha sobre o público. E então fez várias produções. Mas eram quase sempre para os jovens. Isso criaria uma atitude mais radical que ficaria implícita por gerações.
Mais precisamente em 1951, o DJ Alan Freed, teria colocado no ar sons totalmente diferentes  de tudo que se ouvia naquela época. Influenciado pelo fato de que, assim como Hollywood, ele notou como aquilo tinha potencial para atrair atenção de um público mais novo.
Nos anos 50, nos Estados Unidos surgia com a influência do blues, country, rythim blues entre outras coisas surgia um novo estilo musical. Algo com uma sonoridade mais alta e dançante que caiu rapidamente no gosto popular. Muitas vezes com atitudes um tanto quanto rebeldes, atraindo os mais jovens da época.
Nesse mesmo período surge o grande Chuck Berry, um do ícones dos músicos de vários estilos, não só do rock. Ele misturava country, rockabilly e blues com seu instrumento, acelerando o ritmo e trazendo uma nova pegada. Um de seus clássicos é Johny B. Goode que já foi tocado diversas vezes por vários músicos, fãs de sua obra. Ao ponto do filme De Volta Para o Futuro fazer uma clara referência a ele, provando que seu som é atemporal!
Além dele tivemos nomes como os de Bill Halleym, que divulgaria o som e assim como Chuck Berry ele criou os alicerces do estilo.
Tempos depois da criação dessa sonoridade, Hollywood criou uma das maiores figuras para o rock na ficção de seus filmes James Dean. Em Juventude Transviada, ele é um rapaz sem causa e sem muitas esperanças. Muitos seguiriam seu estilo atitude e vestuário, mesmo que muitas vezes ele agisse de modo extremamente perigoso.
Elvis viria depois. Ironicamente, ele era um jovem caminhoneiro de dezoito anos, "começou sua carreira" gravando uma canção que daria de presente a sua mãe. Isso ocorreu em Julho de 1953. Um ano mais tarde, foi contratado pelo dono do estúdio. Em seus sons ele misturava sonoridades como o country, o rythim blues e o gospel. Sem contar que seu modo de dançar ousado para a época chamava a atenção do público, em especial, feminino. Atingindo patamares extraordinários em vendas, em especial com Heartbraker Hotel, em 1956.
Mesmo Elvis sendo um rei, o rock tinha ainda as figuras negras dentro dessa vertente possuindo grande força. E uma de suas maiores figuras nesse estilo é Little Richard. E um dos seus grandes sucessos é Tutti Frutti. Ele diz que criou essa música, baseado na época em que trabalhava para um patrão branco e preconceituoso. Como ele não poderia xingar, soltava essas frases sem sentido no lugar dos palavrões.
Podemos citar também nomes como Jerry Lee Lewis em Janeiro de 1958, que despontava com seu hit Great Balls of Fire. Vendendo 10 milhões de cópias com essa música em 10 dias!
Na década de 60, o rock nos Estados Unidos estava "morrendo" ou ao menos "dormindo". Mas a semente plantada no novo mundo cruzou um oceano e teria nova sonoridade no velho mundo. Precisamente falando na Inglaterra, em especial em sua capital, Londres. A Europa do pós-guerra já estava mais estabilizada, e sua juventude estava procurando novos caminhos. Mostrando com essa música os jovens conseguiam mostrar seus sentimentos por um modo já antigo e ultrapassado de vida. Isso mudaria radicalmente os costumes britânicos.
Os Beatles estouraram com sua musicalidade única, nos States e Inglaterra com Love me do, em 1962. Eles são influenciados por Chuck Berry, Little Richard e o som da Motown. Diferente de Elvis, que não saiu dos Estados Unidos enquanto estava sob contrato, o grupo de Liverpool. Em 1964, eles já estavam como primeiros colocados nas principais listas musicais dos EUA e Inglaterra.
A Inglaterra ainda tinha outros grupos bons para criar. Os Rollings Stones foram criados para serem a antítese musical dos Beatles. Com um som mais pesado, o que contrastava com os jovens rapazes de Liverpool. Ironicamente, a rivalidade entre as duas banda sempre foi fictícia. Tanto que uma das primeiras canções da banda de Mick Jagger foi criado por Lennon e McCartney.
Vários movimentos pacifistas, quase sempre com shows, essa sonoridade foi ainda mais difundida pelo mundo. Em especial, no período da Guerra do Vietnã. Assim, não era só a rebeldia da sua sonoridade, mas agora possuía um caráter político de contestação. O festival Woodstock se tornaria uma das marcas desse período, criando raízes pelo mundo. Isso sem contar a participação de grandes talentos como Jimi Hendrix e Janis Joplin, entre outros que foram assistidos por mais de meio milhão de jovens. Esse número não parece muita coisa hoje em dia, mas naquela época era muito!
Em 1970 o som se massifica e toma uma sonoridade mais pesada (tanto nas letras, quanto nos instrumentos). Nessa época, os Beatles já tinham introduzido as sementes do psicodelismo. E ai surgem os moldes do heavy metal, com bandas como Deep Purple, Led Zepellin e Black Sabbath. Bandas que também surgiam com eles eram as até hoje populares Pink Floyd e Queen, sendo um exemplo a ser seguido. A primeira faz fama com sua Another brick in the wall,
O Brasil dava passos bem lentos para esse som com pessoas como Celly Campelo, ao som de Estúpido Cupido, ou Nora Rey, Cauby Peixoto (década de 50), The Jet Black's, The Jordans, The Clevers e Ronnie Cord (década de 60). Surgia nessa época cantores de sucesso como Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Aproveitando o sucesso desses astros, a Record lançou seu programa a Jovem Guarda, que mais tarde seria o nome para aquele estilo musical da época no Brasil. Logo em seguida surgia a tropicália, ao qual um dos grandes nomes da época são Mutantes.
Mas o grande estouro do rock nacional ocorreu na década de 70. Com Rita Lee e Secos & Molhados.
Um verdadeiro divisor de águas aqui no nosso país esta em Raul Seixas em 1973. Tratado por Maluco Beleza, devido a sua música e seu estilo, entre outras coisas, esse bahiano revolucionário chamou a atenção de uma grande parcela da população para assuntos antes não tratados em músicas como misticismo, religião, política e crítica social. Influenciado muitas vezes por pessoas como Paulo Coelho e Aleister Crowley, e isso é mostrado em Sociedade Alternativa. Isso deu passagem para uma invasão nordestina com grupos como os Novos Baianos.
Na década seguinte, surgiriam mais tarde bandas com temas mais urbanos e recorrentes nas vidas das metrópoles bandas como Paralamas do Sucesso, Biquini Cavadão, Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Capital Inicial, Titãs, Magazine, Barão Vermelho, Kid Abelha, RPM, Engenheiros do Hawaii, Blitz, Ira!, entre outras.
Muitos dos músicos eram censurados por suas letras. Era um período de muita mudança dentro do cenário político. Os brasileiros sentiam a pressão da inflação em suas vidas. E as músicas, mesmo as mais divertidas, tinham uma história que encaixava com o cotidiano daquele período, muitas vezes sofrido. Sem contar coisas como a AIDS despontando no horizonte da sociedade da época. A influência musical internacional era bem ampla naquela época, mesmo que as informações não fossem tão difundidas como hoje em dia. Punk, rock, new wave, folk e por ai vai, eram algumas delas. Mas muitas bandas só surgiam com um único sucesso como Absyntho.
Vemos que as músicas desse período após a ditadura criaram letras mais contestadoras. Fazendo com que cantores e compositores como Renato Russo e Cazuza fossem idolatrados pelo público. Cada um de modo diferente. Tão fortes ícones que se tornaram hinos repetidos até hoje.
Paralamas do Sucesso, que tinha despontado com seu segundo álbum, no terceiro fez um flerte com o reggae e ska. Mostrando que como as primeiras vertentes do rock, não precisavam pegar inspirações só de uma fonte musical.
Titãs quebrou parâmetros e deixou a censura da época de boca aberta com o álbum Cabeça Dinossauro. Com letras bem mais pesadas como Porrada, Bichos escrotos, Família e Homem Primata.
Lugares para tocar eram difíceis também, muitas casas noturnas surgiram. Em 1982, no Rio de Janeiro surgia o Circo Voado, atualmente na Lapa. Em São Paulo, tínhamos o Madame Satã, fechado em 2009 e reinaugurada em 2012  só como Madame.
E até hoje, esse conjunto de bandas e músicos antigos influenciam os atuais. De tantos modos que criaram sub-gêneros, dentro e fora do Brasil.

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Semana da Educação


Todos os anos, no final de Julho quase sempre, a Prefeitura de Santa isabel promove a Semana da Educação, premiando, reconhecendo, oferecendo palestras e oficinas, entre outras coisas aos professores da rede municipal. Compostos por sua maioria de professores do PEB-I e alguns do PEB-II (estes últimos, até 2016, formados pelos funcionários da EMEF Vereador Luiz Benedito).
Através desses eventos, os professores são estimulados a tentar mostrar aos alunos sua própria capacidade de compreender e interpretar a realidade. Assim formando cidadãos conscientes de seus direitos e deveres quando a sociedade.
As oficinas foram separadas por disciplinas que abordaram cada uma de modo mais específico. Quase sempre voltado para o PEB-I, diga-se de passagem.
Além de tudo isso, ocorreram as apresentações de dança da alguns alunos, até mesmo do EJA (Estudo de Jovens e Adultos) e do Centro Cultural de Santa Isabel.
Tudo isso com a colaboração do sistema Positivo de ensino.

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Festa em Louvor a Nossa Senhora do Monte Serrat


No mês de agosto, como dito antes, é comemorado a festa do Monte Serrat. Em 2016, ela ocorreu em 15 a 21 desse mês. 
Nesse período são celebradas missas durante todo esse tempo, com diferentes párocos. Animadas com grupos de oração, corais e comunidades eucarísticas. No último dia, ocorre a procissão com a imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat, pelas ruas do bairro. 
Isso sem contar com shows, barracas com comidas típicas, bingo e apresentação de grupos folclóricos. Tais grupos são o de folia de reis, moçambique e congada.
Normalmente, o saldo da festa será em prol das obras da capela. Que como já dito, é um importante pedaço da nossa história.
Nesse ano, como dito antes 2016, quem esta responsável por todo esse evento é o Padre Celso Laurindo Filho. Entre os grupos que se apresentaram no domingo estavam Moçambiqueiros Nosso Senhor do Bom Jesus de Arujá e a Companhia Bandeira do Santo Rei.


segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Sarau Corpo Livre na Rua


Colocado aqui, extremamente atrasado mas ainda colocado, o evento Sarau Corpo Livre na Rua. Ocorreu dia 23 de julho de 2016, ás 19:00 horas. No espaço da praça Fernando Lopes (atrás da Secretária da Cultura e Educação).
Lá, um grupo de jovens se reuniu para ler e declamar poemas, poesias e textos (criados por eles ou não) de forma única simples. 

Entre alguns dos escritores e leitores no evento tivemos Emerson Bicudo, Vinicius Barbosa Torres e Mavie S. Rosa usando um microfone e nada mais. Era para ter um telão, mas ocorreu um problema com o computador no dia das apresentações.

Também ocorreram manifestações artísticas de outros modos. Quem quisesse mostrar seu talento em um desenho ou algo parecido, era concedido uma folha e material (canetas, giz e tinta). Houve também apresentações musicais no local. E a noite fechou com a apresentação do Espaço Expressão Dança e seu trabalho chamado Memórias. Uma verdadeira noite mágica.
Deve apoio da Secretária de Cultura de Santa Isabel, Espaço Expressão Dança, Casa Imagem e do Coletivo OCUPArte.
Já ocorreu outro evento Sarau Corpo Livre, porém, até então não tinha sido na rua.


NOVA Z INTERVENÇÕE Z 


QUERER SOBREVOAR O CENTRV
POLYFONIA COR AFETO RUÍNA NOSSOS
AFETOS
O QUE SE SENTE NA PRAÇA? NA NOITE?
NO MEIO DA NOITE PRA ENCONTRAR UNS
CORPOS COMPARTILHAR A VOZ E CORAÇÃO
AMPLIFICADOR, COR, CIRANDA CRIAÇÃO
CRIANÇA CONCRETO

CIDADE É UM / C O R P U


+ Futurismu / Secretaria de Cultura / Expaço Expressão /
Casa Imagem / Coletivo Ocuparte /

( Espaço aberto para intervenções )

domingo, 4 de setembro de 2016

Mapa antigo de Santa Isabel


Aulão de Dança do Stúdio de Dança Bruna Brasileiro



No dia 27 de agosto de 2016, ocorreu mais um evento envolvendo esse estúdio de dança cheio de talentos. Ocorrendo no Ginásio de Esportes de Santa Isabel a partir das 15 horas da tarde até as 19, foi mais um evento organizado por Bruna Brasileiro e Katty Ohana Brasileiro.
Foi literalmente um "aulão": nele, quem quisesse poderia participar de graça, fazendo qualquer uma das modalidades. Baby class, ballet clássico, jazz, dança do ventre, ritmos, rumba latina, dança cigana, mixdance, dança de salão, sertanejo e outras danças. Tudo isso com as professoras já citadas, assim como Diny Hyppolito (professora de jazz e ballet clássico) e convidados especiais, como Debora Almeida e Evandro Monzinho (professores de sertanejo universitário), entre outros.
Além das aulas, houve apresentações de alunos e professores em dança do ventre, ballet entre outros estilos.
Também houve sorteio de bolsas de aulas e maquiagens.
Foi uma iniciativa única também, já que nunca vi outro estúdio (de dança ou não) que fez um projeto tão bom, ao qual qualquer um poderia participar diretamente. Algo que deveria ser tomado como exemplo para outros eventos. Mais uma vez, o Stúdio chamou a atenção do modo mais correto possível.









sábado, 3 de setembro de 2016

A abertura do La Kombi's Bar


Dia 27 de agosto de 2016, as 14 horas da tarde começou um show bem descontraído na cidade. Ele ocorreu aonde muitos deveriam conhecer como Cid Motos, na Avenida Vereador Sebastião Claudiano, número 509. Mas na verdade, fica bem claro onde fica passando por ali, já que é bem fácil reconhecer como um novo point da cidade para bandas de rock. A prova esta no que tocou nesse dia.

O HAARP ao qual já foi citado aqui muitas vezes, tocando muitos sons próprios e alguns covers. Coriza (ao qual também tenho que estar falando em um próximo post) com boa parte de conteúdo único e criado por eles. O pessoal do Febre do Rato com sonoridade pesada, assim como letras, batidas rápidas e brincadeiras. E por último, o grupo 100 Preguiça. 
Isso tudo para a abertura da Kombi's Bar, mais um espaço para aqueles que apreciam o bom e velho rock'n roll. Isso sem contar com boas cervejas geladas ou um lanche esperto.



sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Apresentação de dança no coreto pelo Stúdio de Dança Bruna Brasileiro


 No dia 15 de agosto, após voltar de São Paulo eu fui até a Praça da Bandeira. Lá vi banners de um dos estúdios de dança que já falei por aqui. O Stúdio de Dança Bruna Brasileiro. Mais exatamente na área alta do coreto.
Lá, professores e alunos do estúdio mostraram seus talentos em uma noite única e mágica. Graças ao apoio da Secretária Municipal de Cultura.
Entre as apresentações que começaram as 19:00 horas da noite, tivemos:
-dança do ventre com a professora Katty Ohana Brasileiro e alunas em quinteto;
-dança do ventre com alunas em quinteto;
-jazz infantil em quinteto;
-jazz com alunas em duplas com tema 50 Shades of Grey;
-ballet infantil com oito alunas usando o tema Frozen;
-tango com a professora  Diny Hippolito e Bruno Caldire;
-dança do ventre individual com Lisa Heck;
-e dança do ventre com a professora Katty Ohana Brasileiro e aluna do infantil.
Por fim, mãe e filha (Bruna e Katty) agradeceram aqueles que compareceram ao evento. Uma noite mágica na praça que reúne muitas famílias nesses finais de semana. E que espero, tenham mais apresentações de tal talento outras vezes

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Minha opinião sobre o corte da orquestra na cidade (e mais)


Eu jurei que não escreveria. Na verdade, não posso colocar nada sobre política em redes sociais por questões relativas a minha função como professor municipal. Porém, isso me revoltou tanto que falei para mim... Não vou deixar isso passar! Não posso deixar isso passar!
Caso não tenha ouvido alguma vez, a banda da cidade, são um grupo de jovens talentos da cidade. O Maestro Edmar Valinhos é quem ensina as crianças de seis a quinze anos a arte da música. Através do Centro Cultural em Santa Isabel e escolas municipais. Vários são os instrumentos tocados entre eles: trombone, trompetes, trompas, tubas, triângulo, bombos, pratos, carrilhão sinfônico, entre tantos outros. Notem então como sua dedicação ajudou a ensinar tantos e diversos talentos mirins.
E a prova maior disso é uma jovem admitida na Escola Municipal de Música de São Paulo, integrante da Orquestra de Metais da Emef. João José de Almeida Filho. Marcela Rodrigues Magalhães que começou estudando percussão, com quinze anos. Os pais dela falam que a jovem melhorou as notas na escola devido essas aulas. O próprio maestro diz que através da música crianças e adolescentes aprendem disciplina e humildade. E ela nem foi a primeira pessoa do projeto a entrar em uma escola de renome! Já tiveram ao menos mais de cinco alunos obtiveram essa conquista através da orquestra.
Então, por qual motivo cortam uma fonte tão grande de talentos? Quando você passa a noite na Praça da Bandeira, qual é um dos principais shows que vê lá? Te passo uma dica: são jovens talentos tocando músicas famosas usando instrumentos clássicos na parte principal do coreto! Simples assim. E detalhe: NÃO FOI SÓ ISSO que a prefeitura cortou com relação a cultura. O que sinceramente, creio eu, deixou muitas pessoas do Centro Cultural frustrados com a prefeitura.
Mais tarde atualizo esse post, então só para terminar, você termina com algo bom para que? Com qual finalidade? Corte de gastos? Se for assim, então creio que algo que rende algo bom para cidade (tanto em nível pessoal como cultural em geral) deva ser muito custoso para a atual administração.

O texto a seguir é do professor Willians Oliveira no Facebook, com um vídeo da apresentação de seus alunos:

Pessoal pedimos que Compartilhem para que cheguem no máximo de pessoas que puder, esse é um dos projetos que temos em nossa cidade, o projeto já existe a mais de 4 anos o projeto das orquestras atua em mais escolas, e atende mais de 200 alunos e a cada dia que passa esse número de alunos aumenta ainda mais, nossos alunos vem tendo um grande destaque no mundo da música não só em concursos que participam ganhando troféus em campeonatos consagrados ou em apresentações que acontecem em nossa cidade, alguns deles fizeram processos seletivos e hoje também atuam como alunos de uma instituição muito consagrada a Escola Municipal de Música do Estado de São Paulo (EMMSP), infelizmente parece que estão querendo suspender mais esse projeto, assim como outros que foram suspensos em nossa cidade, a música ensina, educa, contagia, une.

Esse texto a seguir é de Edmar Valinho, também um dos professores desses grupos:´

_Só peço uma coisa .... Assistam o vídeo!! Esse vídeo mostra o resultado de um longo trabalho que vêm sendo feito! Mostra a dedicação desses jovens e crianças de Santa Isabel que vêm dedicando seu tempo para fazer MÚSICA DE QUALIDADE!!!! Estamos TODOS de parabéns!!!! Todo grupo tem seus problemas, suas dificuldades. Não somos diferentes!! Somos um grupo!! Mas o que pode e vem nos diferenciando ... É a UNIÃO E A GARRA!!! Tenho um grupo que posso chamar de "Pau pra toda obra"!!!! Um nervoso de estréia eh comum!!! Nervoso pela música ter mais dificuldade técnica, nervoso por ser o primeiro concurso de muitos. Aproximadamente 40% da Orquestra fez ontem, sua estréia em concurso. E foi uma estréia digna de músicos experientes!! Nervoso por competir com grandes adversários, nervoso de minha parte... Ou talvez excesso de ansiedade. Mas tudo e todos envolvidos com muito amor!!!! Muito amor!!!! Essa apresentação, foi o início de um novo longo caminho!!! Mas dessa vez entramos nesse longo caminho mais fortes!! Mais preparados e ainda mais unidos!!! Os pequeninos de Santa Isabel, consolidaram - se como G I G A N T E S!!!!!! Pra cidade, pro estado!!! Muito obrigado por estarem comigo e me ajudarem a proporcionar tal emoção!! Obrigado à orquestra!! Obrigado à equipe de apoio! Obrigado aos pais!!! Obrigado à Secretaria de Educação da Prefeitura de Santa Isabel! E obrigado meu Deus!!! Por estar a frente de jovens e crianças tão talentosos e dedicados!! E o quê faremos agora?? Vamos nos dedicar mais!!!! Porque os próximos estão chegando!! E estamos sendo ainda mais esperados!! Obrigado por tudo Orquestra!!! De coração, muito obrigado!!!!_
*#tamojunto*
*#orquestrademetais*
*#deSantaIsabelparaoBrasil* *#aindamaisunidos* 
*#Queremosmais*
Orquestra De Metais
(ATUALIZADO: 01/09/2016 ás 20:00)
Recentemente aproveitei para ler um texto do jornal O Ouvidor de 27 de agosto de 2016. Texto escrito por Érica Alcântara. Nele, podemos ver quais foram as medidas tomadas com relação a isso:
-Desde 01 de julho do mesmo ano, exoneração de funcionários de confiança;
-Cortes de horas extras e diárias;
-Revisão de repasses a entidades umas 100% de corte, outras 50% a partir de 01 de julho;
-Não serão abertas novas turmas para os cursos no CIP;
-Diminuir celulares corporativos;
-Revisão de contratos;
-Exoneração de dois secretários (as);
A Fanfarra do Bairro Jardim Eldorado que atendia quarenta alunos foi suspensa. Assim como na parte anterior que já escrevi, a Banda Municipal com vinte integrantes bolsistas e mais quatorze colaboradores foi cortada. Mais de cem crianças e adolescentes no judô ficaram sem seu esporte e arte marcial. A Associação de Judô de Santa Isabel mandou um protesto em suas cartas de dispensa aos alunos. Graças a intervenção do vereador José Alencar e empresários da cidade continuarão com o esporte ao menos até dezembro desse ano.
Sem contar os cortes nos cursos de dança de salão, oficina de fanfarra e instrumentos de sopro, monitoramento da Gibiteca e as atividade da banda municipal.
Um dado que não esta no jornal (já que creio eu ainda não tinha chegado a esse fato na época) é que os estudantes não vão mais receber mais subsídio para os fretados. O que significa que vão ter de pagar todo o custo dos ônibus! Acredite, é um valor extremamente alto!
Enquanto escrevo esse texto, acabei te ver alunos irem exigir respostas do setor executivo de Santa Isabel. E se a prefeitura falar que é por conta da "crise nacional" tem três coisas que eu penso:
-a crise nacional esta ARRETADA aqui em Santa Isabel! Pois não ouço isso em outras cidades. Devemos estar tão ruim quando o Rio de Janeiro;
-não era a prefeitura que falava que estava tudo indo bem, colocando "placas para apontar o turismo por toda a cidade"? Olha o gasto desnecessário ai gente!
-a crise esta forte bem no final de ano? Como? Na época de eleições?

(ATUALIZADO: 02/09/2016)
Hoje, Guilherme Arantes criou o MEI (Movimento Estudantil Isabelense) no intuito de ajudar os
universitários e técnicos do nosso município. Protocolando um documento na Câmara Municipal de Santa Isabel. Segue a imagem do documento e o que esta escrito nele:

Eu Guilherme Augusto Barbosa Arantes, morador a Rua Hepacaré, 150, Jd Eloisa Maria, Santa Isabel SP - título de eleitor: 3567-9819-01, Arquiteto e Urbanista, estudante em Eng. E Segurança do Trabalho, venho representar o M-E-I (Movimento Estudantil Isabelense), assim solicito a presidência da Câmara Municipal de Santa Isabel, que defira meu pedido de uso da tribuna para expor o problema do transporte fretados dos universitários na sessão do dia 06/09/2016 neste município. Caso haja dúvidas do movimento enseja o indeferimento solicito que o pedido entre em votação. 



Sem mais



CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA ISABEL
Recebido em 2 - 9 - 2016

__________________________________
Guilherme Augusto Barbosa Arantes
Representante do Movimento Estudantil Isabelense

Mais uma tentativa dos estudantes tentando reaver os direitos retirados deles do dia para a noite (em alguns casos, literalmente) pela atual gestão de Santa Isabel. Antes de tudo vejamos bem, pois não critico o fato de terem feito isso. Mas sim POR DAREM UMA EXPLICAÇÃO HORRÍVEL SOBRE ESSE ASSUNTO. Até agora só estou vendo desculpas esfarrapadas e sem sentido.

(ATUALIZADO: 03/09/2016)
Dia 06 (terça-feira) as 18:00 horas cada aluno deverá esperar o seu fretado no ponto que costuma ficar normalmente. Assim que todos os alunos estiverem no seu respectivo ônibus, eles irão se encontrar com os líderes no bairro 13 de Maio e nos organizaremos para nossa manifestação. Iremos passar com os fretados na cidade, sentido a Câmara Municipal. Vamos ver no que dá. E qual serão as desculpas dessa gestão...

(ATUALIZADO: 04/09/2016)
O jornal Ouvidor, da data de 3 de setembro de 2016, logo na capa fala que estudantes e funcionários fizeram manifestações contra os cortes promovidos pela gestão de Gabriel Bina. No caso dos segundos, a prefeitura garante que só cortou o benefícios de profissionais que recebiam sem exercer atividades insalubres. Obviamente essa desculpa foi contestada assim como o laudo, exigindo seus pagamentos.
Um detalhe engraçado é que esse direito relativo a insalubridade nas profissões esta no município muito tempo e só agora foi contestado. Foi dito que nenhum perito da BBC Engenharia e Assessoria Eirelli tinha ido até um dos lugares onde eles trabalham medir o graus de risco aos quais eram expostos. Esse benefício varia entre 10% a 40% sobre o salário dos colaboradores que exercem funções de risco. Aqueles que aderiram a paralisação proposta pelos líderes dessa iniciativa começaram a greve oficialmente na segunda-feira (05/09). Só ressaltando, eles já notaram que a partir do dia 01 de setembro seus holerites já tinham esse desconto neles. Entre eles estão motoristas, coveiros, varredores, operadores de máquinas, ajudantes gerais, entre outros.
Novamente, o jornal Ouvidor mostrou através de videos em tempo real através do Facebook, de um grupo de estudantes revoltados com o corte no subsídio. O Executivo de Santa Isabel falou que isso faz parte de uma série de medidas que foi necessária por conta de um saldo negativo de R$365.562,15 entre janeiro e agosto deste ano (2016). O secretário de finanças Carlos Lopes falou o mesmo discurso que muitos estavam sabendo: que a crise nacional afetou as finanças da cidade. Sendo assim, a cidade deve priorizar os serviços de segurança, saúde e educação básica. Discurso falho!
Priorizar esses serviços é certo quando realmente se faz tais atos! A educação na cidade é boa, mas mais pela dedicação dos professores do que por qualquer coisa que a prefeitura diz "priorizar". Se formos falar na segurança de lugares como Eldorado, Novo Éden e Monte Serrat não demonstram nenhum sinal de segurança para nós. E a saúde é uma piada a parte, sendo que já recentemente os pagamentos de alguns centros hospitalares estavam atrasados.
Agora nos voltemos para a crise. O termo "nacional" significa que não só Santa Isabel esta sendo afetada pela crise, mas cidades por todo Brasil. Aqui podemos ir contra essa desculpa esfarrapada já que se fosse assim mais gestões municipais tomariam a mesma atitude. Isso não é problema, mas sim má administração agora. E se isso ocorre desde janeiro por que isso não foi passado a funcionários, professores e estudantes antes, invés de agir de modo tão súbito e covarde? Tirar cultura, salário e educação de outros setores para "tampar o buraco" que causaram até então não é justo! Aliás, saibam que essas medidas estão sendo feitas para quando a atual gestão entregar a cidade ano que vem, esteja "zerada" de dívidas. Então, por que posar nas notícias como se tudo estivesse indo as mil maravilhas?
Esses acontecimentos foram noticiados, além do jornal Ouvidor, nos jornais Agora News e Bom Dia.