quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Homeria Baiana no Carnaval de 2025

A origem do nome é uma junção de "Homero", em homenagem a Homero Valone, que tanto contribuiu para a cultura e arte em Santa Isabel, e "Maria Baiana", que enraizou o Carnaval isabelense. Maria Baiana desfilava com sua ala das baianas e ainda colaborava na execução da grande festa na avenida.
Pelo terceiro ano, a avenida central irá ter o grande desfile dos blocos isabelenses. Confira:

PROGRAMAÇÃO
CARNAVAL HOMERIA BAIANA 2025

01 DE MARÇO – SÁBADO
  • - 18H – ABERTURA – DJ
  • - 19H - APRESENTAÇÃO – LOUCOS PELO FLASH BACK - Praça Fernando Lopes
  • - 20H – DESFILE BLOCO COARACI – DESFILE PELA AVENIDA REPÚBLICA (CONCENTRAÇÃO LOJAS CEM E APOTEOSE EM FRENTE À SECRETARIA DE CULTURA)
  • - 22H – DJ
  • - 23H – BANDA
  • - - PRAÇA FERNANDO LOPES
  • - 2H – ENCERRAMENTO

02 DE MARÇO – DOMINGO
  • - 14H – MATINÊ DA FAMÍLIA – PRAÇA DA BANDEIRA
  • - 16h- BANDA FANFARRÕES
  • - BRINQUEDOS INFLÁVEIS
  • - 18H – DJ – PRAÇA FERNANDO LOPES
  • - 19H30 – DESFILE IMPERATRIZ DO JARDIM ELDORADO - CONCENTRAÇÃO LOJAS CEM – AVENIDA REPÚBLICA
  • - 20H30 – DESFILE BLOCO NUNGUENTU - CONCENTRAÇÃO LOJAS CEM – AVENIDA REPÚBLICA
  • - 23H –BANDA
  • - - PRAÇA FERNANDO LOPES
  • - 2H – ENCERRAMENTO

03 DE MARÇO – SEGUNDA
  • - 18H – DJ – PRAÇA FERNANDO LOPES
  • - 20H30 – DESFILE FIEL SANTA ISABEL - CONCENTRAÇÃO LOJAS CEM – AVENIDA REPÚBLICA
  • - 23H – BANDA
  • - PRAÇA FERNANDO LOPES
  • - 2H – ENCERRAMENTO

04 DE MARÇO – TERÇA
  • - 14H – MATINÊ DA FAMÍLIA – PRAÇA DA BANDEIRA
  • - 16h- BANDA FANFARRÕES
  • - BRINQUEDOS INFLÁVEIS
  • - 18H – DJ – PRAÇA FERNANDO LOPES
  • - 19H – DESFILE BLOCO FANFARRÕES - CONCENTRAÇÃO LOJAS CEM – AVENIDA REPÚBLICA
  • - 20H – DESFILE BOLA DE NEVE CHURCH – AVENIDA REPÚBLICA E PRAÇA FERNANDO LOPES
  • - 23H –BANDA
  • - - PRAÇA FERNANDO LOPES
  • - 2H – ENCERRAMENTO

OUTRAS INFORMAÇÕES:
  • - PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO – PRAÇA DA BANDEIRA
  • - ÔNIBUS CIRCULARES COM HORÁRIOS ATÉ ÀS 2 HORAS
  • - PROIBIDO O USO DE VENDAS DE BEBIDAS ALCÓLICAS PARA MENORES, NARGUILÊS EM ESPAÇO PÚBLICO, CAIXAS DE SOM, SOM AUTOMOTIVO E BEBIDAS EM GARRAFAS DE VIDRO. (SUJEITO A MULTA)

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Bloco Cervejetarianos

Além de ser um bloco de Carnaval, também foi um time dentro da cidade de Santa Isabel. Que teria sua fundação em 1 de Fevereiro de 2003, como mostra seu logo, com um rosto de um folião, nem ao estilo da antiga revista MAD.
Segundo o que se falou em uma notícia, eles estariam funcionando desde 2004, mas não é o que parece. Nesse ano, com cerca de 80 pessoas do grupo saíram com a camiseta junto à antiga escola "Mocidade". Quando juntaram cerca de 110 pessoas, o grupo saiu sozinho em desfile.
Todo o ano colocava uma frase, como "Se eles num guenta, nóis bebe tudo". Em resposta a uma frase utilizada por outro grupo amigo, o Num Guento Mais.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Link de entrevista com Juliana Saueia no canal do Podcastle

Link de entrevista com Juliana Saueia no cana Podcastle 

Figuras notáveis: Tarcísio José Vieira de Paula, o "Tarcísio do Dario"

Cidadão isabelense nato, Tarcísio José Vieira de Paula, mais conhecido como o “Tarcísio do Dario”, nasceu em Santa Isabel, filho do Dario Vieira de Paula e Izabel Belmira Dias, cresceu, trabalhou e aqui constituiu família.
Era casado com Virgínia Vieira de Paula, com quem teve três filhos: Valéria, Dario Neto e Cláudia (já falecida). Tarcísio na adolescência foi um aluno interno do Colégio Sagrado “Coração de Jesus”, na cidade de Bragança Paulista, onde fez curso ginasial, tendo como companheiro de estudos o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal – STF, Dr. César Peluso.
Retornou a Santa Isabel e aqui se dedicou ao comércio, e posteriormente tornou-se funcionário público municipal, função que ocupou até sua aposentadoria.
Tarcísio é filho de uma tradicional família de políticos de nossa cidade. Seu avô, Benedito Vieira de Paula foi prefeito do município. Já seu pai, Dario Vieira de Paula foi vereador em diversas legislaturas. O próprio Tarcísio foi vereador eleito pelo MDB nas legislaturas de 1973 a 1977, na gestão do então prefeito da época, Nenê Simão, de quem era amigo de infância e correligionário.
No esporte, Tarcísio se destacou nas categorias do antigo “Juta Esporte Clube”, jogando como volante, e mais tarde se tornou técnico do time principal do “Santa Isabel Esporte Clube”, onde se destacou pela facilidade com que tinha para descobrir talentos do futebol amador.
São Paulino de coração, Tarcísio faleceu em 2 de setembro de 2012, aos 73 anos de idade.


segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Apoie a Yacamim!


A Yacamim Arte e Música uma entidade sem fins lucrativos, transforma vidas por meio da arte e cultura, oferecendo aulas e oportunidades para a comunidade. Para continuar essa missão, precisamos de você! Sua doação vai ajudar a conseguir um novo espaço inspirador, levando arte, cultura e criatividade a quem mais precisa. Qualquer valor faz a diferença. Doe agora e faça parte dessa transformação!

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

O desmatamento em Santa Isabel, no ano de 2024 (e até antes...) (parte 1)

Vista da área na rua Ataíde Lopes
A pressão sobre as bacias de mananciais e a recente crise hídrica que afetou a região Metropolitana de São Paulo deixam o sistema de abastecimento vulnerável, expondo a população à falta e à má qualidade da água. A lei define a Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais (APRM) como uma ou mais sub-bacias hidrográficas dos mananciais de interesse regional para abastecimento público. A construção em áreas de mananciais sem licenciamento ambiental é crime. Lotear terrenos dentro da macrozona de proteção ambiental também é crime e pode resultar em reclusão e pagamento de multa.
Queimada de 2024, na área terraformada
Mas o que seria um manancial? Por definição, corpos d'água utilizados para consumo e/ou abastecimento da população. Tais como rios, represas, nascentes, lagos, etc. É necessário a preservação desses espaços, não apenas com relação apenas a água, mas também a mata ao seu redor. Essas, com vegetação, são chamadas de matas ciliares (também chamadas de matas galerias). Ou seja, manter esses locais, nós fazem manter a qualidade e a qualidade da água.
Quando ocorre ocupação de áreas de manancial, de forma irregular, isso causa problemas a todos. Mas além disso, a destruição, a retirada da mata ciliar, desmatamento. Mas como afeta a água, se está ocorrendo retirada da vegetação? Isso pode gerar a contaminação da água, redução da absorção da chuva pelo solo, uma maior erosão da terra (gerando assoreamento) e evaporação da água naquele local. Pois o rio será alimentado não apenas pela água da chuva, mas pela água abaixo do solo.
A vegetação será essencial nesse segundo ponto falado aqui, para alimentação do rio, para infiltração da água da chuva no solo. Que vai ter menos água absorvida pelo solo. Acabando com água na região. Isso sem contar com o fenômeno de assoreamento.
Como era antes da terraformagem, próximo a Viela dos Reis
O estado de São Paulo, passou, passa e passará por uma crise hídrica, com relação a esses problemas. Quantas vezes, dentro de jornais, aparecem notícias sobre a quantidade de água por certo sistema. O Sistema Cantareira é o maior dos sistemas administrados pela Sabesp destinados a captação e tratamento de água para a Grande São Paulo e um dos maiores do mundo, sendo utilizado para abastecer os habitantes. Ele é formado pelos rios Jaguari, Jacareí, Cachoeira, Atibainha e Juqueri (Paiva Castro).
Só que isso nunca aconteceu demais aqui em Santa Isabel, pois não ocorria tanto a ocupação dessas áreas de forma irregular e o desmatamento, principalmente pela Lei dos Mananciais, já citada.
Foto do mesmo local em  Setembro de 2022
Para que saibam, alguns anos atrás, o Styllus comprou uma GRANDE quantia de terrenos, na direção do Recanto do Céu. Eles já fizeram um grande galpão entre as ruas Presidente Castelo Branco e a avenida Prefeito José Raimundo Lobo, ao qual ninguém comentou nada contra, pois nem ficava em uma área tão rural assim. Apesar que cortaram uma árvore símbolo da cidade, jacarandá, que ficava na área.
Onde era uma pica d'água, entre a Presidente Castelo Branco
e Joel de Sousa
Agora, no bairro do Recanto do Céu, há além de uma terraformagem e corte de árvores nas ruas Joel de Sousa e Presidente Castelo Branco, mais a frente na primeira, uma outra "reforma" no solo que pode aterrar a água que passa por alguns sítio ali. Como podem notar, isso pode estar indo contra as Lei dos Mananciais. Mas há muito mais que isso nessa história toda. 
Uma das primeiras coisas, que é muito estranha, são as queimadas. Ocorreram diversas vezes queimadas na área, que fica próximo a fábrica Pelikan (mas jamais chegou á fábrica). Uma delas, foi durante o período alto da pandemia de Covid-19. Só lembrando que a gestão na época era de Carlos Chinchilla. E foi, exatamente, no ponto onde ocorrem as terraformagens da rua Presidente Castelo Branco. Mas mais recentemente, aconteceu mais uma vez, pouco depois da terraformagem no mesmo espaço. E essas áreas em chamas, serão necessárias para entender parte do que - acredito - aconteceu para conseguirem mexer naquele terreno todo.
Fotos da terraformagem em Outubro de 2024, próximo
da Viela dos Reis
Se acham que isso é tão estranho, devo comentar a história de Beatriz. Uma moradora de rua, que veio da Bahia, que morava nesse terreno pertencente ao Styllus, que tinha um relacionamento com um homem, mas esse sujeito teria ido para São José dos Campos (segundo Beatriz). Como ficou por muito tempo, ela teria posse do lugar por usucapião. Mas o que seria isso? A legislação brasileira permite que uma pessoa possa adquirir a propriedade de um bem, seja móvel ou imóvel, pelo uso por um determinado tempo, sem interrupção, e desde que cumpra os requisitos exigidos pela lei.
Visão em Novembro de 2024, abaixo da Viela dos Reis
Pelo que a própria Beatriz falava, as pessoas que moram na rua Joel de Sousa e outros, ela teria ganhado dinheiro do grupo Styllus, para deixar o lugar. Pois como está claro, ela tinha direito sobre o lugar, devido ao usucapião. Não foi nenhuma bondade, mas um modo de se livrar de uma pessoa que seria "um problema" para suas ações. Beatriz está sumida - ao que parece tentou voltar para Bahia, mas devido a brigas com a família, veio mais uma vez para Santa Isabel. Mas desde então, nunca mais apareceu, a cerca de um ano quase. Seus três cães negros, ficaram na área da rua Joel de Sousa, até hoje. 
Mesmo ponto, em 12 de Fevereiro de 2025
Não estou aqui acusando o Styllus de ter sumido com Beatriz, pois a mesma não tinha muito controle de gastos e ações. Que isso fique claro. Com certeza está bem, em outro lugar. Mas que nunca deve muita consciência com dinheiro, fato ao qual o grupo de mercado nem ligava.
Falemos de outro fator. Já que falamos tanto dos recursos hídricos e da flora, que tal citarmos a fauna. Não é de hoje, que devido ao desmatamento em Santa Isabel, animais saem de suas áreas florestais. Um exemplo são jacus e preguiças que saem da mata, pois muitas vezes, perderam suas casas. Entrando em estradas, ou outros lugares. E nas áreas dessa terraformagem não é diferente. Entre os animais que foram para a área onde passam muitos carros estavam cascavéis, saguis, ouriços, gambás e aves de pequeno e grande porte. Isso, antes, não era impossível de acontecer, só não ocorria com tanta frequência. O que torna ainda mais sem sentido as ações da Secretária do Meio Ambiente com relação a essa ação.

https://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/campanhas-e-produtos/direito-facil/edicao-semanal/usucapiao#:~:text=A%20legisla%C3%A7%C3%A3o%20brasileira%20permite%20que,os%20requisitos%20exigidos%20pela%20lei.
https://www.youtube.com/watch?v=t15cXC__Qxw
https://www.nivelaguasaopaulo.com/cantareira

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Figuras notáveis de Santa Isabel: Noriharu Nagate

Nascido em 15 de Setembro de 1940 no interior de São Paulo. Nos anos 60 mudou-se com os pais para o Paraná para lidar com o café. Ali conheceu Rosa Helena de Almeida, com quem se casou e com ela teve um filho, Ti Nagate.
Nos anos 70, uma forte geada congelou tudo o que a família possuía e a família Nagate decidiu aceitar o convite de um primo que vivia em Santa Isabel, vendeu tudo e mudou-se para a cidade. 
Começou na Karibê, como muitos da cidade, mas depois começou com um carrinho pastel notoriedade. Se fixou com ele na rua Prudente de Moraes com a Avenida República, e assim criou uma freguesia. Foi rápido e conquistou um ponto comercial.
Um dos momentos tristes de sua vida foi a perda de sua mulher Rosa. Hoje Ti Nagate, filho de Noriharu, é casado e tem duas filhas, Nicole e Nadine.
Noriharu Nagate se casou novamente com Cléria Itiki. Ajudou a criar e educar duas filhas, Priscila e Érika. Ganhando mais um neto, Tiago.

80 anos de história. Jornal Ouvidor. Igaratá. 19 de Setembro de 2020. p. 4.