domingo, 5 de agosto de 2018

Tribos urbanas

O que elas são? Para o estudo de sociologia, esse fenômeno se constitui em grupos e redes de amigos que se formam por um interesse em comum. Isso deve a diversas redes, alguns grupos de afinidades, laços de vizinhança em grandes cidades.
Quando pessoas, principalmente jovens e adolescentes, formam grupos, que apresentam uma linha de pensamentos parecidos, com gostos, estilos musicais, maneiras de vestir, ideais e ideologias políticas semelhantes, podemos considerar a formação das tribos urbanas, e podemos facilmente encontra-las nos grandes centros urbanos.
Elas são abertas são instáveis e “abertas”. Por isso uma pessoa que entra em um desses grupos, pode deixar ele se assim o quiser. Mesmo assim, quase sempre estão envoltos e códigos e normas próprias. Alimentando além de um elemento de exclusividade dentro de seu grupo, um sentimento de “responsabilidade” com algum “bem maior”.
Existem diversas tribos urbanas pelo mundo. Entre elas:

·         Hooligans (torcidas organizadas);
·         Hippies;
·         Punks;
·         Góticos;
·         Skinheads;
·         Rastas (rastafári);
·         Grunges;
·         Drag queens;
·         Clubbers / New ravers;
·         Emos;
·         Headbangers;
·         Indies / Hipsters;

Muitos grupos extremamente diferentes em suas atitudes, mais com necessidades únicas que fazem se unir em grupos únicos nos grandes centros urbanos. Mas com uma coisa em comum: a crítica social. Quase sempre marginalizadas pelas cidades, essas tribos urbanas têm seu próprio modo de serem escutadas.
Adiante escrevo não somente sobre culturas de tribos urbanas, mas sobre as de dois grupos igualmente importantes para a cidade: os sertanejos e nerds. E toda essa sorte de pessoas e gostos podem ser encontradas aqui na cidade. Tento sua relevância e importância em certas áreas da cidade.

Independentemente de quem irá chamar essas pessoas de posers ou qualquer outra coisa ofensiva, estamos aqui para analisar algo que faz parte da história e cultura de nossa cidade. Mesmo que não saibamos, muitas vezes, como.

Nenhum comentário:

Postar um comentário