segunda-feira, 2 de maio de 2016

Dança contemporânea: origem e importância do estilo

"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música." 
-Friedrich Nietzsche

Mais do que uma dança, esse estilo é a união de diversos traços de danças. Um gênero surgido nos anos 60, mais ou menos. Ela seria um rompimento com a dança clássica, de forma bem diferente da época em que nasceu, como foi dito anteriormente. Foi se definindo com um estilo próprio e se firmou em 1980, apesar de ainda flertar com estilos como o ballet, hip hop e jazz. Ela visa transmitir sentimentos sem uma limitação, sem fronteiras com técnicas versáteis e abrangentes. 
Contando além com improvisação, contato-improvisação, técnica de release, BMC (Body Mind Centery), entre outros. Com elas, o bailarino pode criar seus próprios movimentos de acordo com o que achar melhor para a sua arte. Antes, o bailarino/interprete cria uma consciência de seu corpo de forma a conseguir expressar sentimentos pretendidos através dela. 
A dança contemporânea rompe com a dança moderna, assim como essa rompeu com o ballet. Criando uma linguagem própria de forma a poder trazer uma face mais desconstruída da arte como a conhecíamos até então. Nele se usa todo o tempo e espaço a seu favor refletindo emoções únicas. Mostram um tipo de visão única da sociedade atual.
Sabendo que ela se desvencilhou-se de outro estilo, ela tem sua própria história. A conhecida dança moderna propriamente dita, não conseguiu o grau de desenvolvimento que teve no estilo contemporânea em países como México ou Cuba. O importante é que os novos artistas da dança que surgiam nos países conseguiram se apropriar dos conceitos básicos que esta oferecia. Desta apropriação e da necessidade pessoal de expressão dos artistas, que ao mesmo tempo enfrentavam a realidade instável do país, nasceu a dança contemporânea.
Não se sabe com exatidão quando e onde se originou o termo dança "contemporânea". O termo denota aspectos de progresso e atualidade, além de uma imersão quase absoluta para o entendimento de tais processos. Complexo? Pode ser, ainda assim, se você presencia uma das apresentações desse estilo vai se comover.
Em história, o termo contemporâneo se refere o período seguinte a época moderna (da Idade Moderna, para a Idade Contemporânea, marcada com a Primeira e Segunda Guerra Mundial). Porém, aqui ela possui mais um sentido de diferenciação artística entre os antigos estilos e os atuais. Tanto que podemos  ver isso no seguinte trecho foi retirado de um texto na internet:
"Sua história pode ser definido em três períodos:
• 1900: Período marcado pelos movimentos livres das bailarinas Isadora Duncan, Ruth Saint Denis e Mary Wigman, quem buscaram dar-lhe a dança-a um sentido mais comunicacional, apoiando-se em fontes de inspiração mais antigas às de ocidente.
• 1930: A segunda onda de bailarinos modernos surgiu em Nova York, entre os que se contam Martha Graham, Doris Humphrey e Charles Weidman. Para estes bailarinos a fonte do movimento era mais interna que externa, recorrendo a ações naturais como o respirar ou o caminhar.
• 1945: Este período começou ao finalizar a II Guerra Mundial e ainda possui vigência. Bailarinos como Alwin Nikolais, Merce Cunningham, entre outros, fundiram técnicas provenientes da dança social, o ballet e a dança moderna."
Outro resultado importante deste processo de evolução na dança contemporânea foi o nascimento da dança teatro que eleva a possibilidades infinitas e que teve na alemã Pina Baush, a sua maior figura.
Agradeço a Norma Espínola por ajuda na consulta do texto e informações adicionais.

4 comentários:

  1. Importante contribuição com esta resenha da historia da dança moderna e contemporânea, estilo ainda pouco difundido na cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Norma. Sempre que puder eu vou tentar contribuir com a cidade. Obrigadão mesmo!

      Excluir