domingo, 5 de agosto de 2018

Retirantes: malas, sonhos e mancebos - Um viva ao nordeste!

No dia 12 de maio de 2017, ocorreu na Praça Fernando Lopes a apresentações de Retirantes: malas, sonhos e mancebos. Consistia em um show circense e teria bate papo depois do espetáculo.
A Trupe Baião de 2 chegou bem cedinho em Santa Isabel. Artistas e produção foram muito bem recebidos pela equipe da Secretária da Cultura, atrás da Secretaria de Educação, que fica na mesma praça em que as duas apresentações foram realizadas.
Durante os bate papos vários nordestinos ou filhos de nordestinos se manifestaram. Contaram de onde vieram e há quanto tempo. Os artistas notaram que a maioria dos migrantes dali eram originários de Pernambuco. Foi perceptível que na década de 60 muitos nordestinos vieram para Santa Isabel para trabalhar na Karibe, empresa têxtil. Para receber esses novos moradores foram construídas unidades habitacionais que ficaram conhecidas como Pombal.
Essas pessoas disseram que gostaram muito de ver o frevo, mas que o que mais chamou sua atenção foi a cena dos objetos, principalmente quando os artistas manipulam e dançam com um ferro de passar roupa à carvão e uma cuscuzeira.
Além disso, a produção do espetáculo garante lugar exclusivo no assento para dez pessoas. Esses são para idosos, deficiência física ou mobilidade reduzida. Além de mais três espaços reservados para portadores de deficiência auditiva e visual e cadeirantes. 
Antes de chegar na cidade, o grupo passou por Guararema. Depois de Santa Isabel, a Trupe Baião de 2, passaria por Suzano, Poá, Biritiba Mirim, São Paulo, Ferraz de Vasconcelos e Salesópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário