terça-feira, 5 de abril de 2016

Dança do ventre: origem e chegada no Brasil


Como existem muitos estúdios que difundem esse estilo de arte aqui na cidade, nada mais justo que uma pequena pesquisa mais aprofundada sobre o assunto. Logo mais falo de cada um dos estilos mais técnicos de dança e com maior história, como a contemporânea e cigana
Originalmente o nome da dança é racks el sharqim ou raqs sharqi, cujo significado do árabe é Dança do Leste. Mais tarde ela seria traduzida como danse du ventre, pelos franceses e norte americano como belly dance. Uma dança de origem oriental(por isso um dos nomes do estilo dança oriental árabe), cujo surgimento exato em termos de localização histórica e geográfica nos é desconhecida precisamente. Ou seja, não se sabe onde nasceu, nem quando começou.
Ao menos existem teorias de como teria surgido. A mais aceita fala que no Antigo Egito, as mulheres faziam isso em reverência as deusas. Ou seja, tinha caráter religioso, como um ritual. Além de que as apresentações eram em lugares reservados. Como uma referência a vida e fertilidade, assim como os ciclos da natureza.
Seus movimentos ondulatórios e batidos de quadril, as mulheres referenciavam a fertilidade, além de celebrar a vida. Ela originalmente, não era coreografada, assim como o teatro não era ensaiado no começo. Os movimentos surgiam com os sentimentos, criatividade e vontade da dançarina naquele momento da execução. Não havia "aulas" praticamente falando. Cada dançarina ensinava uma para a outra sobre os movimentos. 
Existem histórias relatando que os povos árabes ao dominar o Egito, teriam se apropriado da dança do ventre. Assim o disseminando pelo resto do mundo. Não há certeza sobre isso, no entanto.
O estilo teria nascido no Oriente Médio e na África do Norte provavelmente, teria chegado com as levas de imigrantes dessas terras. No mundo árabe, a dança ficava mais em uma questão mais privada. Mas hoje em dia moças que se interessaram por puro lazer, procuram saber tudo, incluindo suas origens (“raqs sharqi” como é chamada na terra natal).
O termo dança do ventre foi um termo usado pelos franceses para denominar a dança no período em que os imigrantes sírios e libaneses chegavam no Brasil. Além de ter agradado aos americanos e europeus em geral. Já que era algo incomum na época.
Haviam bailarinas trazidas da Argélia e Tunísia, fazendo shows, com figurino inspirado nas pinturas dos orientalistas europeus. Essas seriam as chamadas dançarinas odaliscas que ficaria mais estereotipada com filmes de Hollywood. Mas não eram da comunidade árabe. Ou nem ao menos treinadas do modo correto.
A percursora e primeira professora de dançarinas profissionais aqui no Brasil foi Shahrazad (nome artístico de Madeleine Iskandarian). Nascida na Palestina, filha de armênios. Formou e influenciou bailarinas em 1970 em diante. Criando novos nomes e influenciando novos talentos como Lulu Sabongi (que iniciou carreira em 1985, que em 2007 criou o Centro Cultural Shangrila) e Aziza Mor. Aprendendo assim um estilo mais parecido com o original, não ocidentalizado. 
A dança tem um caráter como representar parte patrimônio cultural  
Aqui em Santa Isabel temos várias escolas com talentos nessa dança. Como no caso podem ver através das fotos do Studio de Dança Bruna Brasileiro, Estúdio de Artes & Dança Aurélio Ribeiro e Samanta Campos(com Mahayla Crystal) e a talentosa Ayla Samah. Vocês podem ver aqui os links diretos para esses posts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário