quinta-feira, 7 de abril de 2016

A cultura isabelense de desrespeito ao trânsito

Como já falei da sujeira aqui em Santa Isabel, vamos a outro ponto recorrente: o desrespeito ao trânsito.
Vamos colocar tudo aqui de modo limpo e direto. Antes de tudo não sou nem sequer um pedestre decente. Sempre ando fora da faixa quando atravesso as ruas da cidade. E motorista sou pior ainda. Fiz a prova prática quatro vezes e ainda assim quando fiz a quinta (pagando quebra) não passei! Olha como sou ruim. Mas parafraseando Cazuza, "Pobre de mim que vim do seio dos desrespeitosos/ Sou ruim mas eu admito". Apesar de tudo isso tento modificar meus hábitos errados em relação ao trânsito. Não só aqui como em outras cidades. Por qual motivo digo isso? Pois a cidade de Santa Isabel forma motoristas descuidados, assim como pedestres e futuros motoristas do mesmo naipe. É o que posso falar no mínimo sobre essa situação.
Estamos entre cidades muito movimentadas.
Mas deveríamos seguir o exemplo de cidades como Guararema.
Vamos por partes: aprendi na parte teórica (ao qual me sai muito bem na prova, creio eu) que motos/bicicletas são consideradas como 50 cc. Ou seja, veículos ao qual seu motorista precisa de um tipo especial de carteira. Ok? Nada ok! Já vi um ex-aluno meu dirigindo uma dessas coisas sem nunca ter essa documento. E isso foi recente! Sem contar quando eu vi outro garoto que já foi meu aluno (tenho uma sorte com isso, não é?) descendo a Duque de Caxias com um carro. Detalhe: ele era da sétima série no ano! Como ele poderia estar com um veículo em mãos? E não podemos falar só de pais desatentos, mas de um controle no trânsito fraquíssimo.
Sem contar as pessoas que param na rua com seus carros pensando que a cidade é seu "estacionamento particular". Meu Deus! Motoristas de Santa Isabel, as ruas foram feitas para se dirigir, não para parar a seu bel prazer! E motoqueiros (pois motociclistas dirigem bem e respeitam o trânsito, como me diriam membros de moto clube), seus veículos não são brinquedos! Eles são meios de transportes e se não souber como funcionam eles tiram vidas! E será sua culpa a morte de outrem!
Já sabemos de vários fatos relativos a isso, inclusive com casos como o do aluno da ETEC, Luis. Nesse caso se deve a um condutor imprudente. Mas todos temos que melhorar nossa noção de trânsito: pedestres e motoristas.
Por último narrarei os videos abaixo:
A frente do Mercado Português. 07/04/2016.
Na frente do Mercado Português existe um semáforo que demora para dar passagem aos pedestres. E quando fecha para isso, demora cerca de 8 segundos para abrir novamente. O que é um tempo curto em relação a crianças ou idosos que passem por ali. No video, achei que não conseguiria pegar o flagrante de imprudência de motoristas. No começo, só consegui o de pessoas passando com sinal fechado. Porém, nos 0:25 segundos da gravação eu peguei dois carros passando com SINAL FECHADO! O primeiro, ainda tem uma certa desculpa, pois passou quase que no momento em que o os sinais trocaram. Mesmo com qualidade baixa, é claro a mudança para uma cor verde. Agora o segundo não, claramente ele passa sem nenhuma prudência. Sem contar que o estacionamento ali, cria vários problemas para o trânsito. Poderia ter gravado com um aparelho melhor (um Samsung Galaxy Tab 7.0 Plus), mas para não chamar a atenção usei meu celular (um celular LG, mais antiquado). Colocarei aqui o video nos dois formatos: original e do Youtube.


Ah relaxem que ele ainda na lista de posts que vou soltar por aqui. Aliás, dedico esse post a Adriana Mathias, já que ela me fez lembrar desse fato devido a uma postagem ontem sobre o desrespeito a limpeza da nossa cidade. Uma professora dedicada, que demonstra isso dentro e fora de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário