quinta-feira, 7 de abril de 2016

Outra visão da contra-cultura e subcultura


Já escrevi que cultura é uma grande variedade de traços, costumes e conhecimentos dentro de uma sociedade. E que não necessariamente precisa surgir de um grupo letrado, altamente “civilizado”. Assim como os indígenas, astecas, maias e incas americanos ou aborígenes australianos. Eles não possuem uma escrita, como a conhecemos ou não a utilizam mesmo, só que de qualquer forma possuem uma simbologia, crenças e outras coisas que notamos parte de uma cultura.
Bem, já que vimos isso, recentemente li em um livro que o termo subcultura seria uma fusão de culturas dentro da sociedade. O que eu considero, sinceramente, sem sentido. Um exemplo que li são as “subculturas regionais” no Brasil sendo cada uma diferente da outra. Mas esses fatos nas culturas (sim para mim SÃO culturas) variam por região, costumes, geografia e história, entre outras coisas.
Se vamos tomar isso como verdade, então a religião católica é uma subcultura. Ela une as filosofias do mazdaísmo, mistraísmo, judaísmo, gnoticismo e maniqueísmo, por uma visão dos romanos, antigo povo pagão. Sem contar salmos na bíblia que foram claramente inspirados em preces egípcias. E isso pode ser usado para todas as religiões, povos, etnias e grupos de todo o mundo e definir assim.
Além disso, podemos falar sobre a contra-cultura. Ela simboliza um repúdio a ordem vigente que impera na sociedade atual. Mesmo assim, ainda usa de artifícios da cultura comum como a conhecemos. Em diversos pontos vemos isso nas suas ações. Dentro dos meios usados por seus praticantes temos show, passeatas, festivais, discos, livros, jornais, revistas, panfletos e grafite. Bem, boa parte do que foi escrito aqui, me lembra eventos artísticos comuns. Talvez não com a mesma finalidade, mas de qualquer forma usam o mesmo caminho.
Desde já digo que não sou contra os “diferentes tipos de cultura”. Quero só mostrar diferentes visões sobre o assunto. Quem só elogia, sem demonstrar críticas necessárias para a melhor compreensão de um assunto... Ou é por falta de conhecimento OU realmente não gosta daquilo. Duvidar as vezes é necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário