sexta-feira, 8 de abril de 2016

Cultura punk: anarquismo através das periferias

Era para escrever sobre o Sarau Corpolivre, mas estive doente... Então, vou postar aqui sobre um grupo que já foi bem forte em Santa Isabel. Criando até histórias pesadas. Vamos ver aqui sobre parte da cultura punk.

Na década de 70 existiam muitas bandas no festival de Woodstock (que despontaram ícones do rock como Janis Joplin e Jimi Hendrix) que possuíam uma sonoridade e ideologia hippie. E não visavam uma questão política. Existiam grupos de músicos entediados com aquilo, que não parecia ter uma finalidade prática. Queriam algo mais decisivo, mais direto, mais penetrante e contra o governo atual. Surgiam assim as raízes do punk.
Punk é uma gíria, ao qual ficou muito tempo esquecida sua origem e função. Tem um significado como algo sem valor, mau, pobre, ruim e algumas vezes sinônimo para prostituta.
Uma das maiores bandas, até os dias de hoje, conhecidos como "pais do punk" até hoje são o Ramones. Possuíam acordes simples, assim como suas letras, mas um peso muito maior em sua sonoridade. Era uma revolução musical para um período conturbado onde surgia esse estilo. Surgindo nas áreas de periferia de Londres, e depois para os guetos de Nova Iorque. Assim, atingindo todo nosso planeta.
Esse grupo, o Ramones surgiu em meados de 1971, em Forest Hills, bairro de classe média no Queens, em Nova Iorque. O heavy metal ainda estava nascendo, e os membros dessa banda não se importavam. Sua sonoridade era mais simples, ainda assim traziam maior violência, mesmo não possuindo uma qualidade para época. Ausências de solos, simples acordes era uma de suas marcas. Atualmente, todos os membros originais da primeira formação já faleceram.
Assim como o rockabilly tem influências de ideologia sonora do country e blues, o punk possuí também. O reggae. Isso pois os estilos, o rock e o punk sempre tiveram uma visão abraçando mais os grupos mais menosprezados naquela época, como os negros. Além disso mostrava o que ocorria nos países de forma mais politizada. Isso surgiu mais com o Sex Pistols, com uma temática e ideologia anarquista no conteúdo de suas letras. Isso foi uma revolução na visão das músicas da época. Até mesmo para os fãs de bandas novas, pois não continham o mesmo peso que os novos sons surgidos nas periferias. Além de ir muitas vezes contras as mídias capitalistas. Apesar disso temos muitas bandas surgidas através desse som, como The Adicts, The Damned, The Exploited, Bad Religion e The Clash. Se caracterizavam por ser algo que iam bem longe do som do rock alternativo e aos hippies da época, tentando coisas mais melodiosas.
Existe muita briga entre os Estados Unidos e Inglaterra, por qual país era o "berço do punk". Mas a grande maioria fala que foi a segunda.

O anarquismo é uma ideologia, originalmente elaborada por pensadores como Piotr Kropotkin, Tolstoi e Bahkunin, que iam contra o sistema de governo atual, como dito anteriormente. Ele visa que o homem não seria limitado por nenhuma amarra política e que pode viver sim em grupos sem as leis como as conhecemos hoje em dia. São contra qualquer tipo de preconceito como o contra homossexualismo ou de etnias. Um de seus lemas é "faça você mesmo".
Existem outros sub-gêneros (aqui vejam que escrevi assim, e não sub-cultura, ou seja de uma forma que sairiam daqui) como o anarcopunk. 
O visual punk demonstra mais ainda sua rebeldia com o sistema em que esta inserido. Coloco um fato um tanto quanto contraditório. Uso de coturnos militares. É dito que eles os usam para ironizar o militarismo presente nas metrópoles e cidades
atuais... Mas ao meu ver, isso não faz muito sentido. Bem cada grupo tem seus métodos. Moicano é um tipo de cabelo muito usado por eles como quase uma homenagem aos indígenas dessa tribo que lutaram com unhas e dentes contra senhores de terras e coronéis, para proteger o território que originalmente era seu. Lembrando que é um grupo de guerreiros, porém para fins benignos. Ao estilo em si, não se importam com moda ou outras coisas, mas sim com as atitudes.
Surgiam nessa época os zines, pequenas publicações escritas para disseminar os ideais punks. Muitas vezes fala sobre como é o dia-a-dia de um grupo assim.
Este movimento visa o combate ao racismo, anti-machismo, é contra a desigualdade social, contra o patriotismo. Onde o sistema capitalista é um inimigo da sociedade. O anarquismo seria um sistema que tenta tratar todos do mesmo modo. Sem maiores ou menores, mas sim da forma mais justa possível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário