sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Tretas punks! Notícias com brigas de grupos punks em Santa Isabel

Santa Isabel, mesmo sendo pequena já foi território de muitas tribos urbanas, ou como alguns diriam - e eu discordo - "subculturas". São grupos que concordam em determinados aspectos em suas ideologias, vestimentas, aspectos diversos ou sonoridades. Entre eles temos os headbangers e góticos, por exemplo. Eles tem seu surgimento quase sempre relacionado as grandes metrópoles onde surgem dados sobre estas novas tendências. Se bem que isso não é uma regra infalível. 
Independente disso, vamos aos fatos: Santa Isabel já possuiu um grande grupo de punks. E por conta disso muitos acontecimentos de festas... Brigas ocorreram nesse meio tempo.
Com um estilo, literalmente mais "anárquico", uma sonoridade bem mais agressiva do que outras. Pessoas com cabelos moicanos, espetados ou cabelos compridos, com tons de cores únicos de roupas, calças ou camisas rasgadas, alfinetes, espinhos e bottons por toda a vestimenta, assim eram muitos dos estereótipos de grupos punks. Surgido na Inglaterra, seu estilo underground, conquistou uma grande parte do mundo. Em especial por seus ideais que vão contra a forma de governo atual. Algumas vezes seguindo ideais de escritores anarquista como Bakuhnin.
Em 1998 uma suposta briga de "gangues" causa ferimento grave com ácido em um jovem punk. Pelo menos foi isso o noticiado pela Folha Alternativa, jornal da época. Vinha até com um texto abaixo de como "diferenciar um punk de um clubber". Muita desinformação, mesmo para aquela época em minha humilde opinião. Se bem que essa é uma visão anacronista minha.
Enquanto ainda existia a banda Mongolords (atual Skizoyds / Capitão Taverna), em determinada época (os dados não são precisos) em Igaratá, houve uma verdadeira briga generalizada na pequena cidade vizinha a Santa Isabel. Tudo por questões de apresentação de bandas fora de hora. O que causou um verdadeiro caos que perdurou até a madrugada de um dia 11 de Maio. Para você ver, a galera não era mole naquela época.
Sem contar a lendária briga dos punks de São Paulo, vindo até Santa Isabel. Eles teriam encurralados clubbers no Monte Serrat, de frente a igreja com mesmo nome. As "lendas" falam sobre centenas de punks ao redor de algumas dezenas de clubbers. Desde então, nunca mais se ouviu falar dessa tribo urbana aqui no município.
Não estou falando aqui disso pois "os punks são violentos", "os punks são isso" ou "são assados"... Mas para mostrar como certos grupos  viviam. Você perdendo a história de sua cidade, faz com que perca a identidade dela. E tento ter essa função de criar esse sentimento na comunidade. Pois ela faz parte de mim. Da minha realidade e do meu imaginário. Além disso, podemos desmitificar certos aspectos falsos desse grupo tão "martirizado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário