quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Festa de São Gonçalo em Santa Isabel


No dia 21 de janeiro de 2017, conferi parte das festividades de grupos folclóricos na Igreja do Brotas. Eram relativas a São Gonçalo. Além de grupos daqui mesmo, também participaram pessoas de Jacareí.
Uma tradição de origem portuguesa bem comum na região Nordeste. Para pagar uma promessa feita ao São Gonçalo, fiéis promovem um dia de festa com dança, música e muita animação.
A imagem do santo é colocada em um altar, e os dançarinos se organizam em duas fileiras voltadas para o oratório. Cada fileira é encabeçada por dois violeiros, mestre e contramestre, que dirigem todo o rito. Durante todo o dia são realizadas 12 rodas, com 12 trocados (passos de dança diferente), enquanto os familiares e amigos se reservam entre a dança, a platéia e a preparação e distribuição da comida.
Esta manifestação pode ser encontrada em quase todo o Brasil, com variações coreográficas bastantes diversificadas, tomando diferentes formas de execução, com características próprias em cada região.
Os fiéis contam que os agradecimentos feitos a São Gonçalo são realizados com festa, porque enquanto vivo, Gonçalo passou por um período de busca interior e encontrou na experiência popular a maneira de converter pecadores. Conta-se que São Gonçalo para reabilitar as prostitutas, vestia-se de mulher e dançava e cantava com elas a noite toda. Ele entendia que as mulheres que participassem dessas danças aos sábados não cairiam em tentação no domingo. Acreditava ainda, que com o tempo se converteriam e se casariam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário