domingo, 5 de fevereiro de 2017

Major Guilhermino Mendes de Andrade: A primeira escola da cidade


O Grupo Escola de Santa Isabel foi criado por decreto em 19 de março de 1935, e instalado a 01 de abril de 1935. Em prédio da Rua Floriano Peixoto n 1, sendo a primeira escola oficialmente registrada de Santa isabel.
Posteriormente, em 30 de julho de 1943 pelo decreto n 13.488 recebeu o nome de Grupo Escolar Major Guilhermino Mendes de Andrade.
Falemos sobre o patrono da escola, nasceu em Portugal no dia 25 de maio de 1865. Filho de José Pontes Brasão e de Escolástica Mendes de Andrade, veio ao Brasil quando criança, sendo criado por seus avós em Santa Isabel. Fez os seus primeiros estudos em uma escola particular, na então Vila Santa Isabel. Aos trinta anos casou-se com dona Primitiva Cortez de Andrade. Dessa união nasceu Benedito Mathias Andrade. O Major também era conhecido como Sinhô Guilhermino ou Guilhermino Brasão. Era comerciante, possuindo uma loja no antigo Largo do Rosário, atual Praça da Bandeira. Onde se encontra o bar Barhein (antes, Banco Econômico).
Era político influente, participando do partido do PRP e da câmara municipal. Além de ser major da Guarda Nacional. Nas horas de folga, ele fazia o que era chamado "rábula", ou seja, advogar sem a respectiva formatura. Seu esporte favorito era a caça, junto com amigos.
Foi um dos responsáveis por trazer luz elétrica a cidade e reunir algumas escolas do município. Criando um grupo escolar, que viria a ser dirigido por seu próprio filho, Benedito.
Em 29 de janeiro de 1976, foi publicada a resolução n 24, ao qual denominavam como Escola Estadual de 1 Grau Major Guilhermino Mendes de Andrade, lógico, após seu falecimento (25/05/1865 até 23/02/1923). Foi enterrado no Cemitério do Santíssimo, próximo de seus outros parentes.
Estiveram na direção da escola Laura F. Frugoli, Eithel Barreto Melcher, Florinda Cardoso, Levy de Oliveira e 
A escola que mudaria o nome para EEPG Major Guilhermino Mendes de Andrade, contava com seguinte quadro de períodos:
Das 7:00 às 11:00 horas;
Das 11:00 às 15:00 horas;
Das 15:00 às 19:00 horas;
Das 19:00 às 23:00 horas;
Já possuiu em sua grade curricular matérias como educação para o trabalho.
Também já é tradição de longa data na escola, a festa junina em todos os anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário