terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

A história do Cine Teatro Monte Negro

Uma das coisas ao qual poucos sabemos é sobre o cinema que um dia tivemos na cidade. Talvez isso tenha espantado um leitor desavisado, mas é verdade. Nós já tivemos.

Antes de tudo, Santa Isabel já possuiu um outro teatro, em outra área da cidade. Era chamado Cine Santa Isabel. Era da década de 40 (talvez 41, mas sem certeza, e foi idealizado por Miguel Turco. Ainda assim, não foi para frente.
Até que um empreendimento criado por João Pires Filho, José Basílio Alvarenga e Deoscore Marcondes dos Santos Freire surgiria. O Cine Teatro Iara. Exato, ainda não se chamava Cine Teatro Monte Negro. Além de já ter pertencido a Jorge Simão também. 
O espaço possuía 658 lugares para os espectadores, além de possuir camarins. Sim, pois como o nome mostra, possuía também espaço para espetáculos. Era um fenômeno na época, já que não existia outros cinemas na região, inclusive em Mogi das Cruzes. Um fato curioso, é que o próprio Mazaroppi filmou aqui na cidade, pousou aqui, e conferiu um de seus filmes (costume dele na época de ver as obras na localidade).
Porém, com a TV surgindo com força nas casas brasileiras, isso meio que fez o cinema ter um baixo rendimento. 
Anos depois, na época da administração da prefeita Angela, surgiria o Cine Teatro Monte Negro. Ao menos, como a maioria conhece. Ainda assim, com o grande avanço dos cinemas nas outras cidades, quase sempre com grandes franquias, acabou falindo.
E isso é algo que até hoje, aqueles que conheceram sobre isso, comentam e desejam que um dia seja reaberto aquele espaço.
Agradeço em especial o doutor Isaias Bueno e Bene "Gainha" por boa parte dessas informações.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Gostaria de ter, mas só tenho essa da parte exterior fechada. Se souber de alguém que tenha, eu poderia postar aqui e lhe creditar.

      Excluir