quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

O acidente aéreo no campo do Juta


Resolvi postar esse post, já que essa história molda uma parte dessa cidade. E os relatos de um município fazem parte de sua cultura. Mesmo quando perdemos muitas referências disso.
Muitas vezes quando passamos em determinado lugar não notamos certas coisas. Especialmente em uma cidade pequena como Santa Isabel. As pessoas que adentram o restaurante do Mercado Português podem passar despercebidas por certas fotos. Entre elas esta uma intitulada “Acidente Aéreo no Campo do Juta”. Ela é uma das imagens do acervo concedido por Romeu Almeida Machado. Ao que parece ela foi tirada em 1940.
Existe uma pequena história sobre isso. Muitos não sabem, mas a famosa Galeria e a escola Gabriela nem sempre existiram em Santa Isabel. No lugar da primeira existia a fábrica do Juta, onde se fazia estopa. E atrás desse lugar existia um campo pertencente a este estabelecimento industrial, onde hoje é um lugar de ensino.
No entanto, o fato ocorreu de uma maneira bem nebulosa. Ao que parece um avião “teco-teco” estava com algum problema em seu voo. Tanto que sobrevoou a cidade das 16:00 até as 18:00 horas da tarde. O que se sabia é que havia só um ocupante dentro dele e que pretendia pousar. Lembrando que havia uma grande área verde na cidade, naquela época. Tentaram sinalizar para o piloto até mesmo através da Igreja Matriz, ao qual não obtiveram sucesso. Houve uma grande comoção da população para tentar ajudar.
No final, conseguiram sinalizar no campo de futebol atrás da fábrica através. E ele tentou pousar na área, se arrastando daquele ponto até próximo da ponte da fábrica de farinha (onde hoje é o consultório do doutor Paulo César, hoje em dia, mais ou menos). Ao retirarem o piloto daquele avião, os populares o levaram até uma farmácia da época. Era chamada Fármacia Santa Isabel e pertencia Hieróclio Pessoa de Barros. Mesmo sendo socorrido, o homem não sobreviveu.
Muitos dos dados são bem nebulosos. Os motivos para escrever sobre isso são os seguintes:
A cidade esquece facilmente fato de tamanha importância. Não por ser um desastre, mas relativo ao fato das pessoas se comoverem em um ato desses naquele período. Especialmente se compararmos nos dias de hoje, onde pensamos mais em filmar brigas e acidentes do que auxiliar. Além disso, muitos desses dados foram obtidos de forma oral, ou seja, só com informações de pessoas. Taxistas, farmacêuticos e pessoas comuns. Tantos que nem foi possível colocar todos os nomes. Ainda assim foi impossível descobrir o dia, mês ou o nome do piloto envolvido nesse acontecimento. Além de não possuirmos os registros públicos, devido a um incêndio, os próprios cidadãos nem ligam muito para fatos realmente relevantes daqui. Não por crueldade, mas por pensar que aquilo não lhe interessa. Detalhe que através da pesquisa descobri que esse não foi o único acidente aéreo registrado na cidade.
Muitas vezes teríamos que conceder mais valor à cidade em que moramos. Ela nos moldou como somos. Agradeço a todos que colaboraram com essa pesquisa, e em especial a Romeu Almeida Machado. Se não houvesse concedido essa imagem, talvez esse fato teria sido esquecido para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário