segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Festas do Divino Espírito Santo


Muitos participam das festas típicas das cidades, incluindo aquelas com cunho religioso. Porém, nem sempre sua origem é tão bem conhecida. Tradições se perdem com o decorrer do tempo, caso não sejam revitalizadas. Podemos notar que a Festa do Divino em Santa Isabel é uma destas renovadas a cada ano.
Parte de sua origem remonta ao Novo Testamento, Ato dos Apóstolos, Capítulo 2. O evento teria ocorrido cinqüenta dias depois da ressurreição de Jesus Cristo. Ele teria pedido para todos os apóstolos esperarem e eles os fizeram junto de Nossa Senhora. Assim, o Espírito Santo teria descido neles e começaram a falar em outras línguas, o que impressionou pessoas de diversas etnias. No mesmo dia, Pedro batizou cinco mil pessoas no dia de Pentecostes, além de fundamentar os parâmetros da igreja. Essa data, originalmente, era também chamada como festa de Messe, com caráter agro-pastoril. Celebrada sete semanas depois da Páscoa. A partir dos acontecimentos envolvendo os apóstolos passou também a representar a vinda do Espírito Santo.
Igreja Matriz de Santa Isabel
No Brasil, mais precisamente, na região do Alto Tietê, muitas cidades seguiram os exemplos da diocese de Mogi da Cruzes. Incentivando o evento e o divulgando. Na cidade de Santa Isabel, a vinda do padre Gabriel na paróquia da Aparecidinha trouxe novos ânimos para essa grande tradição religiosa. Podemos notar que ela tomou um corpo mais folclórico. Assim como as bandeiras e a entrada de palmitos aqui na cidade e outras regiões.
Existe um motivo folclórico para cada uma das cores das bandeiras do Divino, por conta da época do império no Brasil ter influenciado muitos costumes. Em especial, se deve a uma promessa da princesa Isabel. Também existe, no entanto, uma causa religiosa descrita em Isaías 11 para isso. Cada uma representaria um dos dons do Espírito Santo (com exceção da caridade, citada nas cartas do apóstolo Paulo). Até mesmo as cores usadas pelos festeiros em suas roupas, são relativas a essa data. A cor vermelha representa o Espírito Santo e a branca, paz. Alguns utilizam o dourado também simbolizando a alegria, mas as já citadas são tradicionais e específicas.
Igreja Aparecidinha em Santa Isabel
A Igreja de Nossa Senhora Aparecida criou uma festa bela e celebrações com grande empenho. Além de tudo, na paróquia temos o Desfile da Família que esse ano chegou à décima primeira edição. Com a chegada do padre Jaime Matheus ele criou a semana da Unidade dos Cristãos trazendo uma mensagem de amor e apaziguamento. Em uma semana festiva os eventos chegam a três mil participantes, e nesse evento aumenta cerca de 20% essa estatística. Na Matriz, existe uma novena durante a Pentecostes, em que há uma grande participação do povo. Além de uma procissão e grupos folclóricos no dia da festa. Os custos desses eventos são normalmente pagos com o dinheiro arrecadado devido a comidas, bebidas, atrações e outras coisas. E também contribui com a manutenção das paróquias e próximos eventos.

Os dados foram obtidos através de pesquisa, e a ajuda dos padres Jaime e Celso, além de Fabiana Sousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário