quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Espaço Expressão Dança: dança contemporânea em Santa Isabel


O Espaço Expressão está ativo desde de 2008. Eu só fui conhecer sobre ele durante 2013, devido ao Ocuparte, um projeto que mostrava diversas vertentes de arte que não estavam tanto na mídia comum. E confesso que isso foi um pecado. O motivo estava no que vi. Uma celebração de movimentos que nunca assisti, com exceção de programas da TV Cultura. Mas pessoalmente, nunca tinha visto. E eu amei aquilo.
Lógico que é fácil falar de danças como o zouk já que participei de aulas, ou a do ventre que possui uma sensualidade única sem precisar ser vulgar...
Só que o conteúdo daquelas danças é algo lindo e gritante. Vou colocar o vídeo da professora (não reparem na qualidade pois fui mesmo que o fiz) e notarão do que falo. Algo que, suponho eu, é único na cidade. Não conheço outros grupos com essa linha de dança. Mas antes vamos falar de dança contemporânea.
A dança contemporânea, uma das três categorias ensinadas no estúdio, é um gênero surgido nos anos 60 mais ou menos. Ela seria um rompimento com o tipo de dança clássica, de forma bem diferente da época em que nasceu. Foi se definindo com um estilo próprio e se firmou em 1980, apesar de ainda flertar com estilos como o ballet, hip hop e jazz. Ela visa transmitir sentimentos sem uma limitação, sem fronteiras com técnicas versáteis e abrangentes. E como dito antes, também é ensinado no estúdio.
Ele existe desde de 2008 com Norma e com a colaboração de Rogério desde de 2010. E não é transmitido sua arte só dentro de seu espaço. Ela também dá aulas nas escolas particulares Conchinha e Objetivo. Nesses dois lugares participam a sete anos. Lembrando que Norma é de Asunción (Assunção) no Paraguai, de onde trouxe todo seu talento na dança, assim também como a formação em teatro.
Entre as categorias de danças são ensinadas dança contemporânea (já citada acima), ballet clássico (baby e todas as idades adiante) e jazz (infantil e juvenil). Uma das coisas que me agradou foram os comentários sobre o ensino para crianças, utilizando mais o lúdico ajudando elas a se desenvolver dentro e fora dos exercícios. Sem contar com o recente uso de ensino teatrais para as mais velhas com finalidade de criar mais desenvoltura, e maior compreensão de suas expressões dentro da arte. Atualmente possuem cerca de 50 alunas, e isso é bom. Já que com um número desses divididos entre os estilos existe maior chance de conceder a devida atenção aquela pessoa com maior dificuldade. Coisa que nem sempre é possível com um grande número de inscritos.
Eventos em que o estúdio esteve envolvido na cidade de Santa Isabel estão o Ocuparte e Sonho de Bailarina (evento esse desenvolvido por eles mesmos). Já em outras cidades tiveram Expo Flord, Caravana da Dança (Arujá) e Passo de Arte (Indaiatuba). Nesse último, a aluna Julia Lopes obteve o terceiro lugar na categoria juvenil. Além de participarem de diversos eventos organizados pela prefeitura e do Projeto Ressoar da Record.
Entre os professores temos Norma Espinola, Rogério Maia e recentemente Brenna Vilela. Uma das maiores preocupações desse grupo foi manter a qualidade de ensino a suas alunas. Para, por exemplo, a criança desde cedo poder optar se vai continuar o caminho da dança ou pelo menos, caso não se mantenha nessa linha, valorizar a arte em geral. Criando assim um cidadão sensível.

Localiza-se na Rua Abolição, Nº 51, pouco antes da bica d’água dos 13 de Maio. Contribuam vendo mais desse espetáculo único na cidade quando tiverem a oportunidade. Ou caso se interesse sobre umas das categorias, confira lá mesmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário