quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

A cultura isabelense da sujeira


Santa Isabel, mesmo que muitos de nós falemos contra é uma cidade cheia de cultura. Os vídeos, imagens e informações que postei sobre a cidade e seus artistas em geral mostram isso. E estamos na Grande São Paulo, mesmo que pareça que somos uma cidade pequena. Só que nem tudo são flores. 
O dicionário define cultura como: 1. Ato, efeito ou modo de cultivar. 2. O complexo de comportamentos, das crenças, das instituições, das manifestações artísticas, intelectuais, etc. transmitidos coletivamente, e típicos de uma sociedade. 3. O conjunto dos conhecimentos adquiridos em determinado campo. 4. Criação de certos animais, esp. Microscópios.
Reclamam dos chineses plantando
do lado do ribeirão...
Ok. Bacana. Então muita coisa que uma cidade, por exemplo, produz pode ser tratado como cultura pela maioria das definições, não é? Ótimo.  Então se produzimos lixo na cidade, ele é parte de nossa cultura também.
Vocês que viram as fotos postadas aqui pensam: mas são fotos sobre algo que a prefeitura tem de arrumar. Em partes é. O nosso governo está deixando muito a desejar, porém, quem deveria colocar o lixo em latas e no devido lugar SOMOS NÓS. Sim, me coloco nessa conta pois já fiz a bobagem de jogar lixo no chão. Porém eu tenho ciência disso mais do que antes.
...mas não da sujeira que nós,
isabelenses fazemos.
E aí você olha novamente as fotos e diz: ah, mas isso é por conta dessa molecada... Não, não são crianças jogando lixo na rua. Já que elas foram tiradas em janeiro de 2016. Ou seja, quando o número de crianças é menor devido as escolas. Só mesmo em algumas áreas da cidade. E ainda assim, creio eu que a sujeira encontrada onde eles ficam é mais voltada para alimentos.

A foto aqui colocada, relativa a Duque de Caxias, tem lixo quase sempre colocado ali onde está marcado com entulhos de mobília. Isso é algo feito pela prefeitura ou crianças? Nossa cidade é chamada de Paraíso da Grande São Paulo. Mas como conservar ela assim, se destruímos todo santo dia nossa propriedade. Ela é nossa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário