quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Cultura nerd: "O que são? Onde vivem? E são pessoas?"


Bill Gates
"...Hoje. No Globo Repórter." Desculpe a brincadeira mas ela tem um fundo de verdade.
Também são chamados de geekers e CDFs (cabeças de ferro, sendo o termo mais comum). Tem gostos e uma cultura própria. São diferentes de todas as pessoas que conheceu. Não por serem os mais atléticos, inteligentes ou famosos dentro dos círculos normais da sociedade. Hoje em dia, devido a mídia nos bombardear com filmes, séries e até músicas, sabemos razoavelmente o que é um nerd. E você? Sabe corretamente qual o conceito de um nerd?
Bem como escrevi sobre RPG achei que seria necessário tratar mais profundamente sobre esse assunto. Já que estão tremendamente ligados e se trata de uma "tribo" ou espécie de "cultura".
Vamos a definição do termo. Muitas vezes uma pessoa nerd é considerada como inteligente, tremendamente estudiosa ou avida por conhecimentos.
Muitas vezes é mesmo, só que não é algo definitivo. Em certos casos, ele só tem gostos intelectuais diferentes. Pelo menos para algumas pessoas é assim. Não são gostos estranhos ou bizarros, apenas fora do comum talvez do que muitos imaginariam. E hoje em dia pode até definir uma "tribo social", mas já foi usado muitas vezes como termo de ofensa ou xingamento para esse grupo. É verdade que muitas vezes um deles se torna solitário, ou se enclausura em hobbys antissociais (como MMOs ou jogos da internet, em geral), ainda assim, são como qualquer outra pessoa que precisa do convívio social. Possuindo certa dificuldade em interagir com quase qualquer outro.

"Nerd é decorrente de uma expressão usada na década de 1950 para os representantes de um Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Nortel, uma companhia de eletricidade do Canadá, e era designado para aqueles pesquisadores que trabalhavam no laboratório de tecnologia, e que passavam as noites em claro fazendo suas pesquisas. Nos idos de 1960 este termo começou a ser utilizando se referindo principalmente aos físicos e aos intelectuais."
Se o cisco não é nerd, não sei mais o que é...
Geeker ou geek é um termo para nerds e mais voltado para aqueles que estão voltados a área de tecnologia. Normalmente mexem com TI (tecnologia da informação) ou engenharia, entre outras coisas. Já CDF é quase sempre utilizado no Brasil, que eu saiba e foi trocado pelo termo americano devido a popularidade dele em séries, filmes, livros, games e outras mídias.
Bem falemos disso! Primeiro filmes. Os mais antigos nerds começaram essa empreitada por filmes clássicos como 2001: Uma Odisseia no Espaço, De Volta Para o Futuro ou ET: O Extraterrestre. Devido a lidar com questões de ficção científica e física (aplicada ou não). Mas não somente de sci-fi vive o cinema nerd. Temos também coisas voltadas para o terror (as séries-filmes, Sexta Feira 13, A Hora do Pesadelo e Halloween) e as coisas mais fantasiosas ou distópicas (Laranja Mecânica, O Labirinto, Mad Max e quase todo tipo de filme de heróis). Sem contar filmes com temática mais direta como A Revolta dos Nerds e por ai vai
Livros vão nesse naipe. Temos como grandes escritores, que anos mais tarde teriam versões de suas obras como filmes ao menos inspirados neles Isaac Asimov na ficção científica (A Fundação e Eu, Robô) e J.R.R. Tolkien  na fantasia (O Senhor dos Anéis, Sillmarilion e O Hobbit).
Temos também as séries com personagens nerds. Quem não assiste aquelas que possuem heróis podem não saber de personagens como Cisco Ramon (The Flash), Felicity Smoak (Arrow), Skye (Agents of the SHIELD) ou até mesmo uma que representa a vertente geek em si. Trato de Big Bang Theory, que retrata a vida quatro amigos formados em diversos ramos de conhecimento e assumidamente nerds.
Isso sem contar os livros de RPG. Que já tratei em outro post aqui.
Mas também podemos falar de HQs, ou seja histórias em quadrinhos. Não vou falar aqui de cada personagem dessas obras mas sim as editoras que fizeram fama devido a isso, tais como: DC, Marvel, Image, Top Cow, Vertigo, Dark Horse, entre outras. E nunca esquecendo que muitas vezes, esses personagens usam identidade secretas nerds para esconder suas identidades como Peter Parker, Barry Allen e Clark Kent.

E existem até datas especiais! 25 de Maio é o Dia do Orgulho Nerd, desde 2006. E 4 de Maio é o dia de homenagear Star Wars, devido a uma brincadeira com uma das frases da série "may the Force be with you"("que a Força esteja com você", em português).
Se o post for bom comentem qual outra tribo social querem ver definida aqui. Desde que ela tenha ou ainda esteja na cidade. Já que existem muitos nerds por aqui!

Links para outros posts do Espaço Aberto



Nenhum comentário:

Postar um comentário