sábado, 8 de maio de 2021

Rota Turística: Bandeirante Fernão Dias

Fernão Dias teria sido um bandeirante importante que nasceu na Vila de São Paulo de Piratininga e casado com Maria Garcia Betinha, descendente do índio Tibiriça pelo lado materno e de um irmão de Pedro Álvares Cabral pelo lado paterno. Teria desbravado o sertão durante o século XVII em busca de riquezas e mão de obra indígena, de forma escrava, que teriam de trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar. Teria sido patrocinado pela Capitania de São Vicente para tentar obter recursos e superar dificuldades financeiras. Adquiriu muitas propriedades graças a escravidão de outros, em São Paulo. Ficou conhecido como "caçador de esmeraldas".
A Rota Bandeirante Fernão Dias, faz parte do programa estadual "Caminha São Paulo", implementado desde 2011 pela Secretária Estadual de São Paulo. É um programa turístico de caminhos intermunicipais e contemplativos de atrativos naturais, históricos e arquitetônicos, inspirados em personagens que ajudaram a compor a rica cultura paulista. A rota pedestre é composta por 13 municípios, que trata sobre fatos como as bandeiras - necessárias para o desenvolvimento das cidades, mas que causavam a escravidão de povos inocentes. 
A rota é composta por duas alças, a primeira iniciando em Mairiporã, seguindo por Atibaia, Bragança Paulista, Tuiuti, Pinhalzinho, Pedra Bela, terminando em Vargem. A segunda alça se inicia em Guarulhos, seguindo por Santa Isabel, Nazaré Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Piracaia, Joanópolis, chegando também na mesma última cidade da primeira alça.
Todo o trajeto é sinalizado, por isso pode ser autoguiado. Cada cidade que faz parte da rota, tem um pórtico eletrônico para registrar sua viagem por smartphone ou pelo cartão do caminhante, após completar as duas rotas, já poderá imprimir um certificado na área exclusiva do aplicativo Caminha SP.
Onde ficam esses pórticos o caminhante pode saber através do aplicativo Caminha SP, para quem faz a Rota Bandeirante Fernão Dias. Em Santa Isabel, o pórtico com o QR code para a passagem fica na Praça Fernando Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário