segunda-feira, 3 de maio de 2021

Causos de Santa Isabel: A teimosia de Chico Bicudo

Sempre falei que minha família, os Caraça, é formada por pessoas teimosas. Mas achava que isso era só na nossa atual geração. Meu avo, Francisco Bicudo Caraça é a prova viva disso.
Do começo de sua vida, até o final dela, ele sempre foi um homem trabalhador. Até onde sei, sempre foi esforçado e fez vários serviços. Um deles era o de levar burros para comer. Parece algo simples, mas é extremamente complicado, visto que esse animais podem "empacar" no meio do caminho.
O problema no caso, não eram os burros. Mas sim seu cavalo. Quando guiava os animais determinada vez, enquanto subia um morro em cima de sua montaria, ela teria desequilibrado. Então, os dois caíram. Mas o equino não caiu longe de seu dono, mas em cima de sua perna.
Ao se tratar do machucado, foi dito que ele teria que se ausentar e descansar um pouco. O problema é que isso teria acontecido no começo da semana, e no sábado seria seu casamento com Ana Ferreira. Acha que ele desistiu? Não. Ele usou um porrete para caminhar na semana, e assim, sua noiva passou a se chamar Ana Ferreira Caraça.
Francisco usaria porrete várias vezes na sua vida, mas isso seria mais por uma questão de apoio mesmo, pois se recuperou bem da queda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário