terça-feira, 18 de maio de 2021

Um projeto de revitalização do Cineteatro Monte Negro que nunca viu a luz do dia

O texto a seguir é um texto com base no que Wener Gouveia (um amigo que aceitou algumas perguntas sobre o assunto) me respondeu, sobre um projeto que envolvia o Cineteatro Monte Negro ou Cine Yara.
Seu projeto tratava-se da Revitalização/Reinauguração do cinema de Santa Isabel. Ele não se recorda exatamente o título que usaram. Mas foi apresentado em Dezembro de 2008.
O projeto fez parte da sua formação em Técnico em Administração pela primeira turma da  ETEC Santa Isabel.
O Cineteatro (ao qual tiveram da permissão para adentrar o lugar) inha o aspecto de abandonado mas ainda estavam lá as poltronas e equipamentos. Ele se lembra de subir na sala de projeção e encontrar o projetor e um rolo de filme. Conseguiu ver algumas imagens desse rolo mas não identifiquei de qual filme se tratava. "Na época não me recordo de  tomarmos grandes medidas de segurança, apenas o cuidado com onde andávamos/pisávamos." disse Wener.
"Era um misto de tristeza por ver o estado do local com nostalgia por relembrar de momentos em que estive naquela sala e euforia, pois tínhamos esperança de que nosso projeto fosse visto, avaliado e, talvez, utilizado para revitalizar o cinema."
Em nenhum momento ele ficou com medo em relação à estrutura, por estar lá dentro, mas tinha ciência de que, em caso de reinauguração, seria necessária uma avaliação e reforma estrutural sim.
Seu projeto foi apresentado à banca em Dezembro de 2008, com a presença do então prefeito Hélio Buscariolli. Alguns anos depois soubemos que o projeto foi revisitado por outro  prefeito, o Pe. Gabriel Bina, porém nunca saiu do papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário