quarta-feira, 5 de maio de 2021

"13 de Maio: 131 Anos da Abolição e os Desafios Atuais" em Santa Isabel


Aconteceu no dia 13 de Maio de 2019, a comemoração de 131 anos da abolição da escravidão no Brasil e, para celebrar esse marco na história do país, a Prefeitura de Santa Isabel realizou uma programação especial.
Uma roda de conversa com o tema “13 de Maio: 131 Anos da Abolição e os Desafios Atuais” aconteceu das 19h às 20h, no Auditório da EMEF Oscar Ferreira de Godoy, localizada na rua Professora Ana Moutinho Gonçalves, 57. No mesmo horário, o Padre Celso Laurindo, celebrou uma missa em homenagem ao fim da escravidão, em frente à Capela Treze de Maio.
A programação também contou com Danças de Carimbó que foram  realizadas com o Grupo da Melhor Idade do Fundo Social de Solidariedade, além de uma roda de capoeira com a Associação Beija-Flor, as 20h, em frente à Capela Treze de Maio.
“Por meio de danças e rodas de capoeira, temos como objetivo apresentar a riqueza da Cultura Afro-Brasileira, tão importante para a nossa sociedade”, ressaltou o secretário de cultura, turismo e desenvolvimento econômico, na época.
Sancionada em 13 de maio de 1888, a Lei Áurea, oficialmente Lei Imperial n.º 3.353, foi responsável pela abolição da escravidão no Brasil e precedida pela Lei n.º 2.040 (Lei do Ventre Livre), de 28 de setembro de 1871, que libertou todas as crianças nascidas de pais escravos.
“Para relembrar esta data tão importante e promover a reflexão acerca de todos os acontecimentos durante o período da escravidão, nós preparamos diversas ações. A luta por direitos iguais continua, e juntos conseguiremos conscientizar a população sobre a importância de amar uns aos outros, independentemente de qualquer coisa”, afirmou a prefeita de Santa Isabel, Fábia Porto nesse período.

Santa Isabel teve dia especial sobre a abolição da escravidão no Brasil - Sucesso FM 87,5 - A primeira de Santa Sabel - SP. (sucesso875.com)
Ações de conscientização e comemoração aos 131 anos da abolição escravatura no Brasil – Portal Prefeitura de Santa Isabel

Nenhum comentário:

Postar um comentário