quarta-feira, 3 de março de 2021

Covid-19 em Santa Isabel e o panorama mundial - (-2) Fevereiro de 2020

Em Janeiro de 2020 (dia 29 ainda), uma notificação surgiu de suspeita do Coronavírus. Uma jovem de 22 anos, residente na região central da cidade, chegou de Wuhan, China (o foco da doença) no dia 26 de Janeiro.
Apesar de não apresentar o perfil clínico específico da doença, a Secretária Municipal de Saúde recebeu orientação do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado de São Paulo para notificar e monitorar, para proteção das pessoas na cidade.
A paciente foi monitorada, assim como seus familiares, por sintomas como febre e outras coisas.
A notícia saiu em Fevereiro de 2020, no Jornal Ouvidor.
Sete mães entraram em contato com o Jornal Ouvidor reclamando que desde o final de 2019, enfrentavam dificuldades para agendar consulta com pediatra no Posto do Brotas, UBS I - Pref. Hilário Dassiê. Na mesma semana, pacientes dos postos de saúde dos bairros Jardim Eldorado e Vila Nova reclamaram da falta de atendimento médico por falta de pagamento dos profissionais.
José Martins, o Zé da Mula (vereador na época) usou a tribuna para protestar. Entretanto, muitas pessoas da área da saúde já tinham reclamações sobre as ações dele.
Com o aumento das chuvas, a Secretária de Saúde de Arujá alertou sobre os perigos da leptospirose. Seus sintomas eram bem graves, mas ainda não existia muita preocupação com outras doenças. Lembrando que estávamos as portas do começo da pandemia, no Brasil.
Ainda assim, diante da expansão e do aumento do número de mortes em função da Covid-19, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, CRF-SP, irá capacitar os farmacêuticos do Estado para auxiliar as pessoas que procurarem a fármacia com sintomas da doença. O lançamento da campanha Farmacêuticos contra o novo Coronavírus aconteceu no dia 18 de Fevereiro.
Prefeita pede a população para registrar reclamações, como a de falta de remédios. Algumas unidades de saúde estavam com falta de diversos medicamentos. Sem contar que algumas vezes acontecia de ter o remédio, mas por não ter um farmacêutico, as pessoas não poderiam comprar ou pegar eles. Um descaso a beira de um grave problema para a cidade. Enquanto isso o mundo já sofria demais com a doença. 
Enfim, no dia 26 de Fevereiro, o primeiro caso de Covid-19 foi confirmado. O governador João Dória decidiu criar um centro de contingência do estado para monitorar e coordenar contra a propagação do novo Coronavírus em São Paulo. Contariam com profissionais do Instituto Butantan, médicos especialistas das redes públicas e privadas. Tudo sob a supervisão na época, do Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.
O primeiro caso foi diagnosticado entre os dia 25 e 26 do mesmo mês, no Hospital Israelita Albert Einstein. E foram feitos todos os procedimentos necessários. Eram um homem, que esteve em viagem pela Itália (um dos países da Europa mais afetado pelo Covid-19). Existiam ao menos 11 casos suspeitos em SP. 
Esse primeiro caso seria um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, que esteve na Lombardia, no norte da Itália, entre os dia 9 e 21. E ele mostrava sintomas compatíveis com a doença do Coronavírus.
No mundo, já se registraram 80,2 mil casos do Coronavírus em 34 países. Foram registradas 2,7 mil mortes causadas pela doença, sendo os casos mais graves são aqueles que afetam pessoas com mais de 60 anos.
Algumas notícias surgiam de pessoas infectadas ocorriam pelo mundo, como uma guia de ônibus no Japão, em Osaka. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estava trabalhando com especialistas para expandir o conhecimento sobre a doença de uma forma que combata ela. E assim derrotar a pandemia, ou a menos controlar.
Catar registrava primeiro caso, Coreia do Sul tinha mais de 200 novos registros em um dia e a Austrália anunciou proibições a pessoas que estiveram no Irã, onde 43 pessoas morreram e há 593 casos. 
No sábado (29), morreu a primeira vítima do coronavírus nos Estados Unidos, uma moradora de King County, estado de Washington.
Em 29 de Fevereiro de 2020, foi informado pelo Agora News a Auto Viação Suzano venceu uma licitação para o transporte público. Eles teriam confirmado com a Prefeitura de Santa Isabel que eram o vencedores, no dia 27. E isso ocorreria por 15 anos. E nesse novo contrato, ela ficaria encarregada em assumir a manutenção e operação do Terminal Rodoviário. O secretário de Segurança e Trânsito que auxiliou nisso era Dario Neto, e informou que 11 empresas estiveram no município.
No Brasil, foi confirmado o segundo caso, em São Paulo. O Ministério da Saúde informou que foi notificado pela Secretaria de Saúde de São Paulo e o paciente esteve na Itália, sem evidências de circulação do vírus no Brasil.
Cientistas do Brasil e de Oxford conseguiram sequenciar, na sexta-feira (28), o genoma do novo coronavírus detectado em São Paulo. Enquanto outros países levam em média 15 dias, o caso brasileiro foi sequenciado em 2.
O país tinha 182 casos suspeitos de Covid-19, segundo um levantamento do Ministério da Saúde. Outras 71 suspeitas foram descartadas desde o início do monitoramento.
O Ministério da Saúde publicou na edição de sexta-feira do Diário Oficial avisos de chamamento publico para compra de 20 milhões de máscaras cirúrgicas, 4 milhões de máscaras tipo respirador e 12 milhões de aventais para atender profissionais de saúde em todo o país envolvidos no trabalho contra o coronavírus. A compra segue ritos administrativos mais acelerados e a expectativa é de que o material chegasse aos profissionais dentro de duas semanas.
O Alto Tietê adotou ações de prevenção ao Coronavírus, o Covid-19. A coordenação da Câmara Técnica de Saúde do CONDEMAT - Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê informava que estão sendo reforçadas as orientações para as equipes de saúde e, principalmente, para a população.
Até mesmo religiosos orientavam fiéis a evitarem contato durante as celebrações. Por exemplo, o bispo Dom Pedro Luiz Stringhini, da Diocese de Mogi das Cruzes, enviou uma carta circular às paróquias orientando que deveriam ser adotadas medidas preventivas, como evitar o abraço de paz nas celebrações e o gesto de dar as mãos, como no momento do Pai Nosso.
Em entrevista transmitida no dia 31 de Janeiro, pelas redes sociais do Jornal Ouvidor (como o Facebook), o Dr. Luis Paulo Silva, diretor clínico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA)  de Santa Isabel, ao lado da então secretária de Saúde, esclareceu dúvidas sobre o Coronavírus. Até então São José dos Campos e Mogi das Cruzes anunciaram cada uma das cidades, um caso suspeito da doença.
Até então, a prefeita Fábia Porto, seu ex-marido Celso Rosseti e outros cinco suspeitos por crimes de corrupção ativa e passiva. Mas como veremos, não houve grandes mudanças na cidade por conta disso. Enquanto isso, até quinta-feira, dia 27 de Fevereiro, não havia protocolos nem pessoal para lidar caso alguém aparecesse com sintomas de gripe. Aqui já notamos que a cidade, em especial a Prefeitura, ligava mais para a economia (trazida pelo Carnaval aqui) do que pela saúde da população.
E a Câmara de Santa Isabel não pode cassar o então, vice-prefeito, Dr. Carlos Chinchilla. Todo o problema se devia pela não entrega da declaração de bens dele. Segundo a Lei Orgânica do Município, todos dentro da Prefeitura (prefeito, vice e vereadores) devem entregar a declaração de bens anual até dia 31 de Janeiro. Mas Chinchilla o fez no dia 5 de Fevereiro. Apesar de vereadores comemorarem a cassação dele de forma antecipada, isso não ocorreu. Talvez, por que alguns queriam impedir ele de se candidatar a prefeito? Apesar que, ele mesmo já demonstrava ter essas pretensões antes.
A eleição de 2020 bateu recorde de pré-candidatos a prefeitura. Isso se reduziria para seis, mas antes eram dez.
E aqui, Kadu Barbosa se autodeclarou pré-candidato da cidade de Santa Isabel.

ALCÂNTARA, Érica. Polêmica no atendimento público. Jornal Ouvidor. Santa Isabel. 15 de Fevereiro de 2020. p. 9
EVITE o contágio do Covid-19. Jornal Agora News. Santa Isabel. 29 de Fevereiro de 2020. p. 2.
BISPO da Diocese orienta fiéis a evitarem contato durante as celebrações. Jornal Agora News. Santa Isabel. 29 de Fevereiro de 2020. p. 2.
ALTO Tietê adota ações de prevenção ao Coronavírus Covid-19. Jornal Agora News. Santa Isabel. 29 de Fevereiro de 2020. p. 7.
AUTO Viação Suzano vence licitação do transporte público. Jornal Agora News. Santa Isabel. 29 de Fevereiro de 2020. p. 8.
http://jornalouvidor.com.br/noticia/suspeita-de-coronavirus-em-mogi-das-cruzes/16054
http://jornalouvidor.com.br/noticia/saude-alerta-sobre-riscos-da-leptospirose/16065
http://jornalouvidor.com.br/noticia/farmaceuticos-serao-treinados-para-orientar-popula/16088

ALCÂNTARA, Érica. Desmistificando o Coronavírus. Jornal Ouvidor. Igaratá. 1 de Fevereiro de 2020. p. 5. 

NO Pé do Ouvido! - Justiça. Jornal Ouvidor. Igaratá. 29 de Fevereiro de 2020. p. 5. 
NO Pé do Ouvido! - Corona. Jornal Ouvidor. Igaratá. 29 de Fevereiro de 2020. p. 5. 
CÂMARA de Santa Isabel não pode cassar vice-prefeito. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 8 de Fevereiro de 2020. p. 5.
ELEIÇÃO 2020 bate recorde de pré-candidatos a prefeitura. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 8 de Fevereiro de 2020. p. 10.
KADU visita Jornal Bom Dia e se declara pré candidato. Jornal Bom Dia. Santa Isabel. 8 de Fevereiro de 2020. p. 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário