segunda-feira, 15 de março de 2021

O Franqueza Futebol Clube

O surgimento da Franqueza F.C. tem muita relação com Manucrinex F.C. de onde teria se originado a primeira. Fundada em 1958 por operários da manufatura de crina, A Vencedora. Era do senhor Ide Saueia, pai de Waldir Saueia que já foi prefeito de Santa Isabel. Com a chegada da energia elétrica da Light and Power Ltda., o empresário transferiu sua fábrica da Vila Maria em São Paulo para Santa Isabel. Manucrinex é acrônimo das palavras manufatura + crina.
O primeiro presidente do Manucrinex foi Zé Lira, gerente da indústria que fabricava escovas para enceradeiras, comum para lustrar pisos e assoalhos. O time jogava no campo de propriedade da empresa, na Avenida República que se tornaria o Posto da Izilda. Mas mudou para a Avenida Vereador Sebastião Claudiano, ás margens do ribeirão Araraquara, área cedida pelo advogado, Dr. Eduardo Carlos Werneck. Mais tarde o lugar se tornou o Jardim Imperial. 
De 1961 a 1967, o Manucrinex, comandado por Paulino, participou do campeonato local, juntamente com outros grupos do esporte na cidade: Juta; Lanifício; Igaratá A.C; União de Arujá; Vila Aparecida; Grêmio Estudantil Ginásio Estadual; Maracatu; 13 de Maio; Olaria; Isabelense e Amarelinho F.C. E em 1965 esse time ganhou o nome de Franqueza F.C., uma referência a empresa sucessora.
A desconstrução de A Vencedora se deu em 2 de Fevereiro de 1965, a cidade sofreu uma tremenda inundação. Isso afetou demais a Avenida República, e obviamente, a fábrica. Ide Saueia desanimado, assumiu o prejuízo e resolveu se desfazer da empresa. Que empregava trezentos operários.
Com os problemas da enchente e com a Lei Ambiental que proibia o comércio de crinas, a empresa caiu nas mãos de um grupo chinês. Substituindo o pelo animal por nylon. A nova indústria passou a se chamar Indústria e Comércio Franqueza Ltda., e daí veio o nome de Franqueza F.C. que conhecemos. Jogando nos gramados de outros times como Lanifício, Juta e Isabelense F.C., este último, com sede no bairro do Pendura Saia, hoje Cruzeiro.
Com final da indústria Franqueza, desapareceu o patrocínio do clube. Que passou a sobreviver dos sócios e mal arrecadava para as despesas. A situação melhorou quando o prefeito Nenê Simão Construiu dois campos de futebol no Jardim Monte Serrat (hoje SABESP), ao qual um foi destinado ao Franqueza.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário