terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Figuras notáveis de Santa Isabel: Manoel Rodrigues de Paula, o Seu Neco

Ele era filho de Antônida de Jesus e Benedito Rodrigues de Paula (agricultor), com uma família de três irmãos. Nasceu em Santa Isabel, em 25 de Dezembro de 1928.
Ironicamente, em matéria da Revista Inovar, ele disse que inicialmente, não gostava de futebol. Mas sim de boxe e natação. Treinou por três meses boxe no Esporte Clube Corinthians (Parque São Jorge), tendo como seu técnico o 'Gaúcho'. Porém, Neco nunca subiu em um ringue para uma luta oficial. "Quando a natação, tinha muita vontade de praticar, mas não havia professor nessa região, naquela época."
Quando adolescente Seu Neco trabalhava no cinema de Santa Isabel, o Cine Iara, com 10 anos. O empreendimento era propriedade de Jorge Assaf. E na parte de trás do prédio, havia um gramado onde sempre tinham pessoas jogando futebol. Como não era chamado para participar, ele auxiliava na marcação e no ataque. E então quis se tornar treinador.
Um detalhe que foi no Cine Iara que conheceu sua esposa, Benedita de Morais Paula. Se casaram e viveram juntos por 60 anos, com quem teve 5 filhos.
Apos observar o jogo entre SESI  X Corinthians (onde o time do Parque São Jorge venceu, deve a ideia de montar um time de futebol para Santa Isabel.
Inicialmente, convocou garotos para irem no campo para conseguir treinar eles, só seis foram para o treino.
Para conseguir um campo para treinar, ele falou com Geraldo Barreto, presidente do Lanifício Esporte Clube (LEC) na época. O mesmo concordou em ceder o espaço para os treinos.
Com um início complicado, pois não tinham uniformes, nem atletas suficientes para formar um time. Foi quando Seu Neco tinha ouvido falar que uma marca de margarina teria lançado uma promoção que consistia em juntar mil embalagens para trocar por um jogo de uniformes de futebol. Ele começou a obter isso para sua boa intenção. E conseguiu.
Depois participou de outras promoções para obter as bolas com as quais treinava as crianças. 
Após o começo difícil, aconteceu o primeiro jogo que terminou em 3 x 3 e conforme o combinado, ficou com a equipe do Lanifício Esporte Clube. Como forma de motivação para as crianças.
Entre os vários jogos, ocorreram várias derrotas, como as duas por 8 x 0 para a equipe da Portuguesa. Ainda assim, não desanimou, continuando a treinar crianças por 12 anos no LEC, até que surgiu o interesse da diretoria do Santa Isabel Esporte Clube (SIEC) que em meados de 1974, após algumas negociações o Professor Neco estava em um novo lar. Permaneceu lá por 20 anos nas categorias Dentinho, Dente, Dente de Leite e Juvenil.
Um dos nomes mais conhecidos treinados por ele seria Everton Ribeiro. Treinou no SIEC por 2 anos, e por sua visão profissional, decidiu levar o garoto para fazer teste nas grandes equipes. Inicialmente, a intenção era o levar para o Palmeiras, mas como o mesmo não dava oportunidades as categorias de base, decidiram o apresentar na equipe da Portuguesa. Na época o técnico de categorias de base, Carlão, não quis aceitar fazer o teste.
A negociação para que Everton fizesse o teste demorou 15 dias, então, Seu Neco falou diretamente com Diretor do Clube. Carlão "lavou as mãos" e realizou o teste. E depois de demonstrar sua técnica no esporte Everton Ribeiro começou a escalar sua carreira profissional.
Além dele, deve Felipe Saraiva, também jogador.
Seu Neco tinha mais de 60 anos como treinador de crianças, se orgulhando de sua vida como tal. Com Benedita Morais Paula, com quem deve seis filhos.
Foi o único técnico a receber o troféu como ícone do futebol brasileiro que lhe foi entregue no Rio de Janeiro, em meios a programação de jogos da Primeira Copa Internacional de Futebol Base - sub 13, sub 15, sub 17.
"Dos 645 municípios de São Paulo, os alunos do Seu Neco e do técnico Eduardo Oliveira, integrantes do projeto de Escolinha de Futsal da Prefeitura de Santa Isabel foram os únicos convidados a representar o Estado nesta competição", disse o então secretário de Esportes, Daniel Lucena, em 2018, para o Jornal Ouvidor. 
"Eu quero é que estes meninos tenham a mente voltada para o esporte, para a família e que fiquem longe das drogas" foi o que ele disse em 2013, quando recebeu o reconhecimento pelo seu trabalho e teve seu nome colocado na Primeira Copa Regional de Santa Isabel. Na época, a taça Manoel Rodrigues de Paula contou com 24 times de outras cidades.
Treinava junto a seu parceiro Eduardo Caraça, no Ginásio Municipal de Esportes e no Jardim Eldorado, nos últimos tempos.
Sua filha Albazina de Morais disse o quanto cobrava dos alunos, tanto no âmbito esportivo, quanto no educacional. Ele exigia boas notas das crianças e adolescentes que estudavam com ele. 
Além de técnico, ele presidiu o Lanifício Esporte Clube, a Comissão Municipal de Esportes da cidade era puxador da antiga Escola de Samba Reco Reco Bico do Pato. 
O corpo de Neco foi velado no Ginásio Municipal de Esportes e sepultado ao lado de sua mãe e um dos seus filhos. A prefeita Fábia Porto, na época, decretou luto oficial na cidade de 3 dias.

MANOEL Rodigues de Paula "Seu Neco". Revista Inovar, Santa Isabel. n. 43. p. 38-39. Julho de 2015. 
MARTINS, Bruno. Santa Isabel se depede de Sêu Neco. Jornal Ouvidor. Igaratá. 3 de Outubro de 2020. p. 5.
http://jornalouvidor.com.br/noticia/seu-neco-vira-icone-do-futebol/12440

Nenhum comentário:

Postar um comentário