domingo, 10 de janeiro de 2021

A Folia de Reis (segundo o Centro de Memória Chico Fotógrafo)

A folia de reis é uma tradição que veio de Portugal, provavelmente que já existia nos primórdios de nossa colonização. Ganhando o gosto popular. 
Ela é uma tradição do Natal, obviamente, associada a história dos Três Reis Magos. Tradicionalmente, elas eram feitas no dia 24 de Dezembro a meia-noite. E iam até o dia 6 de Janeiro, Dia de Reis. Seria sobre a viagem desses personagens, seguindo a Estrela de Belém, para visitar o menino Jesus, recém-nascido.
Esse costume que veio dos meios rurais para as cidades, começa bem antes. Na verdade, toda a estrutura se alterou, devido a questões como trabalho dos envolvidos com a manifestação folclórica. Mas originalmente, os membros dessa folia só cantavam a noite. O motivo é que como os Reis Magos só viajavam nesse horário, para seguir a estrela, eles só cantariam nesse momento em respeito a eles. Veja quantas mudanças.
Entre os instrumentos musicais estão viola, rabeca, pandeiro, sanfona, e cantando de casa em casa. Sempre diante do presépio. Sempre levando consigo sua bandeira, um estandarte, que cada grupo carrega. Com símbolos que representam a Estrela de Belém e o nascimento de Jesus. 
E cantasse as situações que se encontrava na casa: se alguém estava doente, se alguém faleceu, se alguma graça tinha sido alcançada por um santo, com intuito de celebrar. Assim, muitos faziam a promessa de receber a folia em suas casas, dando comida a essa comitiva, dando repouso a noite também, entre outras tantas coisas que poderiam fazer para os ajudar. 
As folias vão pedindo uma oferta, também chamada de esmola, para com ela fazer uma festa comunitária no dia 6 de Janeiro. Ao qual toda a comunidade participa. 
Essas folias são compostas por diversos integrantes: o embaixador, (também chamado de capitão de guia ou mestre), o contra-mestre, o palhaço, entre outros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário