sábado, 1 de outubro de 2016

Vamos falar da política em Santa Isabel

Bem amanhã será o tão aguardado pleito, e com isso, decidi escrever um pouco sobre isso. Espero que não se sintam ofendidos aqueles ao qual vou citar. Relaxem! Sem nomes mas usando uma noção básica de um mero cidadão. Vamos substituir nomes por funções políticas: vereador, prefeito, deputado federal e estadual, governador, senador e presidente.
Primeiro vem a minha cabeça os famosos santinhos. Sabe, aqueles papéis com nomes e números de prefeitos e presidentes, além de outros pretendentes que nunca devem ter visto o cara que aparece com eles nas fotos. Então, peguei alguns aqui comigo. Mais de 30 diferentes. Parecia até que estava colecionando. De todos os tamanhos e tipos. E sabe o que notei neles? Propostas boas? Não. Ruins? Tão pouco. Então o mais certo é o desperdício de grana que aquilo faz. Mais de 2000 papéis onde gastam dinheiro demais. E para que? Entupir as bocas de lobo daqui e de outras cidades. Onde estaremos reclamando daqui a algumas semanas que as enchentes estão sendo causadas por aqueles que ficam no poder de uma cidade ou por nós mesmos. Esquecendo que tinha um bando de candidatos que gastaram verba para sujar a cidade e contribuíram para aquilo. Por qual motivo não reverter tudo isso para algo mais útil. Ok... Mas deixemos isso para o final.
Além disso os carros de som e lugares onde fazem os preparativos dos comícios. Cara, estou eu em casa e começa a tocar uma música ruim para caramba. Por incrível que pareça não é o vizinho! É um desses veículos atrapalhando minha manhã e tarde. Tem gente que dorme nesse horário. Pois vai trabalhar de manhã ou a noite! E se não são aqueles que moram ao lado, é um barulho vindo da rua sem aviso e sem controle de volume. Sem contar quando usam espaços vagos para organizar a campanha. Por que não os usam para outras coisas caramba! Ok... Mas deixemos isso também para o final.
As propostas de algumas dessas pessoas parecem boas e até bacanas, mas é sempre "eu vou trazer X" ou "eu vou fazer Y". Pelo amor de Deus! Santa ingenuidade Batman! Qualquer proposta passa por uma gigantesca variedade de pessoas dentro da política local (ou até algo maior). Você acha que entrando como candidato e sendo eleito vai magicamente mudar essa merda? Não! Por favor, não! Deus não!
O problema também é do povo. Certa vez, ouvindo alguma vez escutei a seguinte conversa:
Sujeito 1 - "Quem acha que ganha?"
Sujeito 2 - "Quem tiver mais dinheiro, ué."
Se o povo acredita nisso (não importa se é novo ou velho) é lógico que isso vai ocorrer! O mal vence quando pessoas de valor deixam te fazer algo por acharem que não vale a pena!
Agora aquilo que guardei... Você que gasta grana com santinhos, campanhas fabulosas, caixas de som, vídeos épicos e espaços: use sua grana para o bem. Você poderia salvar vidas com isso! E nem necessita usar grana para isso! Eu fui a asilos, dei livros a idosos, conversei com eles, ajudei em eventos de artes, faço um blog falando sobre história e cultura, escrevi um livro sobre Santa Isabel, sempre que posso vou doar sangue... ONDE EU FIZ MAIS QUE MUITAS PESSOAS PRETENSAS POLÍTICAS SÓ TENTANDO AJUDAR! Eu só usei a boa vontade, não o dinheiro ou impostos de outras pessoas. Você pode e dever fazer outras coisas antes de se candidatar a algo pois é o mais justo. Eu não sou político, nem estou apoiando os daqui. Mas prestem atenção: tenho 31 anos e estou cansado de ver minha cidade descer cada vez mais! Eu estou de olho! E farei mais pessoas olharem para você.

(ATUALIZADO: 01/10/2016 ás 18:00)
Texto meu sobre como foi ver a cidade no último dia de campanha. Que merda...
"Vamos falar como uma parcela do povo colocou seus carros hoje buzinando igual crianças com brinquedos. Vamos falar dos rojões sendo soltos como se estivéssemos comemorando "o festival da democracia". Em que cães correm com medo para dentro de suas casas. E os vira-latas, entram em lojas, lachonetes e bancas de jornais pelo pavor por não terem donos. Na sujeira feita no chão da cidade pois hoje é o último dia das campanhas. Ou o barulho incomodo no centro da cidade. Acima de tudo, vamos falar que isso não é uma competição... É uma eleição."

Nenhum comentário:

Postar um comentário