quarta-feira, 5 de outubro de 2016

A crise dos cortes em 2016

Em agosto de 2016 ocorreu um dos maiores cortes nas áreas da cultura e esporte em Santa Isabel. Mais precisamente, nos cursos de diversos alunos no setor cultural e o subsídio de alguns estudantes. Isso sem contar trabalhadores municipais que entraram em greve devido a cortes no salário. Vamos por partes:
A prefeitura, segundo constava, começou uma série de cortes por toda a cidade. Uma das desculpas era que devido a crise nacional alguns setores, em especial a cultura, teriam cortes. Aqui podemos ver quais foram as medidas tomadas com relação a isso:
-Desde 01 de julho do mesmo ano, exoneração de funcionários de confiança;
-Cortes de horas extras e diárias;
-Revisão de repasses a entidades umas 100% de corte, outras 50% a partir de 01 de julho;
-Não serão abertas novas turmas para os cursos no CIP;
-Diminuir celulares corporativos;
-Revisão de contratos;
-Exoneração de dois secretários (as);
Esses foram noticiados e apareceram até mesmo em jornais. Mas talvez os mais claros foram:
-Corte no subsídio dos ônibus fretados de estudantes técnicos e universitários;
-Término da banda de fanfarra do Jardim Eldorado e do Centro Cultural de Santa Isabel;
-Corte no pagamento de insalubridade para funcionários públicos de Santa Isabel;
-Corte em diversos cursos e esportes na cidade;
-Uma monitora da Gibiteca foi exonerada;
Várias manifestações ocorreram. Os estudantes foram até o executivo exigir que o subsídio continuasse funcionando. Sendo que com isso, ao menos pagavam só metade do valor exigido pelas empresas de ônibus. Graças as medidas tomadas pelos estudantes, incluindo a criação do MEI (Movimento Estudantil Isabelense). O que culminou com a prefeitura querendo manter o repasse para o transporte antes de uma nova manifestação que estava programada para o dia 06.
Enquanto isso, alguns servidores ficaram em greve por toda segunda-feira, no dia 05 de setembro. Já que esse fator no salário, variando de funcionário para funcionário, é cerca de 10 a 40% dele. O Sindicato dos Servidores Municipais de Arujá e Região (Sindismar) mobilizou a greve pela manhã e a tarde o presidente do Sindicato Miguel Latini se reuniu com os representantes da empresa BBC Engenharia e Assessoria Eirelli, responsável por retirar a insalubridade desses funcionários.
Mais de cem crianças e adolescentes no judô ficaram sem seu esporte e arte marcial. A Associação de Judô de Santa Isabel mandou um protesto em suas cartas de dispensa aos alunos. Graças a intervenção do vereador José Alencar e empresários da cidade continuarão com o esporte ao menos até dezembro desse ano.
Enquanto isso, em outras áreas como na música e outros esportes, os cortes permaneceram.
O que é uma pena, sendo que ao menos mais de cinco antigos alunos foram para escolas de música fora de Santa Isabel, graças a esses cursos. Podemos descrever esse cenário como um período negro da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário