sexta-feira, 1 de julho de 2016

Ateliê von Haus oboe Büro Musíker

Eu sempre passo pela rua que vai para o Mercado Português. E admito, só recentemente notei um ateliê de música no prédio de frente. Notei isso graças a uma parte do seu nome ser o do instrumento oboé, que conheci através de um amigo ao qual não vejo há anos já. Depois que reparei isso eu simplesmente compreendi como fui desatento. Um dia desses, em maio se me lembro bem, subi e fui falar com Edson (também conhecido como Fino) que mais tarde me concederia respostas sobre o lugar.
O motivo do nome do ateliê foi inspirado nos moldes europeus. A "von Haus oboe" vem pelo instrumento em que ele é formado, que na verdade quer dizer "Casa do Oboé" uma referência a todos os oboístas. E "Büro Musíker" é outra referência aos músicos de escritório, que tem seus trabalhos e ao final de um dia cansativo, tem como refúgio a música, e que quer dizer “Escritório do Músico”. E pela minha visão do espaço interno cabe muito bem esse nome.
Ele já está aqui em Santa Isabel a 25 anos trabalhando com música. Mas se engana quem acha que ele só trabalhou aqui. Já lecionou em outras cidades e, atualmente, ABC Musical em São Paulo. Mostrando sua dedicação ao seu trabalho.
Sempre que Edson pode e tem a oportunidade, ele participa de master class com grandes músicos europeus. Para quem não sabe, master class é uma expressão inglesa que se refere a uma aula dada por um especialista detentor de notório saber em determinada área do conhecimento. A expressão é especialmente usada nas artes e, em particular, na música.
Formado em música, pela Escola Municipal de Música de São Paulo, onde seu filho se formará agora em agosto após 10 anos. Mostrando o quão extensivo e quanta dedicação, um músico necessita ter para alcançar seus intentos nessa arte.
Atualmente ele conta com 25 alunos pagantes e 3 bolsistas.
Na escola ele ensina, todos os instrumentos de sopro e cordas, tudo que for referente a instrumento clássico. As aulas são ministradas com Edson. E quanto aos instrumentos populares como, guitarra, bateria, violão, baixo, estes são com um amigo que presta serviço para nossa escola.
Ele vê o cenário cultural em Santa Isabel como "pobre". Já que de que adianta ter várias escolas se tem muita gente sem condições de ensinar dando aula. Uma vez veio uma família procurar aula para todos. Edson fez um pacote e ao final o pai diz: "Quanto foi mesmo que fizeram na outra escola?" A mãe responde: "Fizeram R$40,00." E então Edson fez uma pergunta: "Meus queridos qual vale mais... Um real ou um peso paraguaio? " e todos responderam: “O UM REAL com certeza!!!” E o dono do ateliê completou: “NÓS AQUI SOMOS COMO O DOLAR”. 
O endereço é Rua Santa Cruz, 15 - 2º andar sala 4 (em frente ao Supermercado Português).

Nenhum comentário:

Postar um comentário